Com o surgimento da pandemia, ainda em 2020, as empresas tiveram que digitalizar diversos processos. E por mais normal que isso pareça, isso está mexendo diretamente no mercado de trabalho, já que permite que as pessoas trabalhem de qualquer lugar. Com isso, surgem também o nômade digital, que é uma pessoa que não têm endereço fixo e, na prática, trabalha enquanto viaja.
Apesar disso, não são todas as pessoas que podem ser nômades digitais, já que algumas profissões não permitem trabalhar de forma online. Por isso, nesse texto vamos falar sobre esse novo modelo de vida e, claro, como você pode se tornar essa pessoa que viaja o mundo enquanto trabalha.
Quem pode ser nômade digital?
Em tese, qualquer pessoa pode ser um nômade digital. Contudo, na prática não é bem assim, já que nem todo mundo consegue trabalhar de forma remota. Apesar disso, hoje existem diversas profissões que você pode exercer de forma online, o que facilita, e muito, a vida de quem quer viver viajando.
Por isso, desde que você consiga trabalhar de forma online, você pode ser um nômade digital. E a demanda para isso é tão grande que as empresas começaram a adotar o trabalho remoto com bastante normalidade, já que alguns setores não trabalham de forma presencial. É o caso de desenvolvedores, UX designers, entre outras profissões ligadas à tecnologia, que são as profissões do futuro. Por isso, se você quer ser um nômade digital, o primeiro passo é ter um trabalho remoto, que permita que você tenha liberdade geográfica. Ainda, se possível, uma boa ideia é ter liberdade de horário para trabalhar, já que muitas vezes o fuso horário de alguns países pode exigir jogo de cintura de você.
Por outro lado, não é apenas isso que basta. Isso porque existe uma grande diferença entre nomadismo digital e turismo. E exatamente isso que confunde muitas pessoas, já que os nômades digitais, ao contrário do que se pensa, não saem todos os dias para visitar pontos turísticos.
O que preciso para trabalhar de qualquer lugar?
Além de ter um trabalho exclusivamente remoto, algumas habilidades são fundamentais para que você consiga trabalhar de forma produtiva. Isso porque, assim como na sua vida atual, a sua profissão deve ser a prioridade. A grande diferença é que, nos finais de semana, você estará em países diferentes, conhecendo diferentes pessoas e culturas.
Por isso, é imprescindível que você tenha uma organização afiada. Isso porque você pode facilmente perder objetos, mas também esquecer de compromissos que tem. Além disso, você precisar ter um alto autoconhecimento. Isso ajudará você a encontrar os melhores locais para trabalhar, de acordo com aquilo que você gosta, por exemplo, lugares silenciosos, lugares mais abertos ou qualquer ambiente no qual você se sinta confortável.
Além disso, você também precisa de flexibilidade. Isso porque você terá que trabalhar em diferentes horários, principalmente se estiver em países mais distantes do Brasil. Depois de praticar essas habilidades, você terá tudo para ser um nômade digital.