Se você é um dos adeptos das compras internacionais pela internet ou, ainda, quer viajar para o exterior e não quer pagar muitas taxas, a Nomad é para você. Isso porque a fintech brasileira construiu um serviço que permite a compra em dólares com taxas bem menores que as praticadas pelos grandes bancos do país. Atualmente, você pode pagar uma taxa de apenas 2%, além de um IOF menor.
Isso acontece porque a Nomad usa o dólar mais barato, o que também torna os impostos menores. Além disso, você tem diversas comodidades, como um cartão físico, além de ter, também, a opção de investir nos EUA diretamente pela plataforma da empresa.
O que é a Nomad?
A Nomad é uma conta bancária para brasileiros que querem uma conta em um banco dos Estados Unidos. A ideia é unir os dois países, já que os Estados Unidos lideram os destinos de viagem dos brasileiros. Contudo, caso queira comprar fora desses dois países, o cartão da empresa também permite. Dessa forma, você pode comprar no mundo todo, pagando menos taxas.
Isso porque a Nomad usa a cotação do dólar comercial. Dessa forma, a cotação fica mais acessível aos clientes sempre, mesmo que o dólar suba ou caia muito. Por isso, o banco traz uma grande economia para quem quer fazer o câmbio. Contudo, não é apenas isso que a instituição faz. Dentro desse aplicativo, onde você pode comprar em qualquer lugar do mundo e fazer o câmbio a qualquer momento, você ainda pode investir diretamente no mercado americano.
Com essa possibilidade, você não precisa entender nada sobre investimentos para escolher a melhor carteira. Isso porque a Nomad faz tudo automaticamente e, com isso, você apenas vê o seu dinheiro rendendo na conta.
Os investimentos em dólar
Para investir em dólar, você pode utilizar algumas corretoras, mas sempre precisará saber quais produtos está comprando e fazer uma revisão periódica. Com a Nomad, você não precisa fazer isso e sua única preocupação será colocar o dinheiro na conta.
Isso porque a Nomad tem diversas carteiras, seguindo cada perfil de investidor, além de ter carteiras temáticas. Por isso, se você tem perfil moderado ou superior, você pode começar a investir diretamente pela Nomad. Clientes de perfil conservador ainda não conseguem, dado que a compra de títulos de renda fixa nos EUA é um tanto complicada.
Porém, você tem muitas formas de investir na Nomad. Atualmente, existem carteiras temáticas, que investem em empresas específicas. Dentre as temáticas, estão as carteiras ARK (empresas de inovação), há carteira com empresas ligadas à cannabis, mercado chinês, games, produtos ESG. Ainda, existe a carteira de Grandes Apostas e a Never Bet Against America (nunca aposte contra os Estados Unidos), que segue a carteira de Warren Buffet. Além disso, existem carteiras de cripto e NFT, além de empresas do ramo da saúde e da tecnologia comum.
Com esses produtos, você tem acesso ao mercado americano na sua totalidade, podendo receber e fazer transferências para contas de lá, além de investir diretamente no maior mercado do mundo. Tudo isso sem taxas para abertura de contas e manutenção, além de contar com os menores spreads do mercado.