Servidores da Prefeitura do Rio de Janeiro ainda não sabem quando vão receber o 13º salário. Muito provavelmente não será antes da virada deste ano para 2021. De acordo com a equipe de transição, ainda não existe uma data certa.
A gestão de Eduardo Paes, prefeito eleito que venceu as eleições de outubro, afirma que a Prefeitura tem hoje um rombo na casa dos R$10 bilhões. A atual gestão do prefeito Marcelo Crivella, afirma que o rombo existe, mas ele não é tão grande assim.
De acordo com a atual gestão, o rombo está na casa dos R$4 bilhões. Essa, aliás, também é a visão da maioria dos técnicos independentes. Seja como for, é desse rombo aí que deveria sair o dinheiro do 13º salário para os funcionários da Prefeitura.
Historicamente, o Rio de Janeiro costuma pagar aos seus servidores em duas parcelas. A primeira sempre acontece em novembro e a segunda sempre no dia 20 de dezembro. É portanto um dinheiro que costumava estar nas mãos dos trabalhadores antes das principais festas de fim de ano.
Mas pela previsão atual, esses trabalhadores provavelmente terão que realizar uma ceia mais modesta em 2021. De acordo com o futuro secretário da fazenda do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, a situação “é pessimista”.
13º salário
O 13º salário é a soma de 1/12 de cada mês de trabalho do empregado. Então se uma pessoa trabalhou os 12 meses, ele terá direito ao 12/12 no final do ano, ou seja, o valor completo. Se ele trabalhou por seis meses, por exemplo, então recebe a metade.
Mas no Rio de Janeiro, não importa quantos meses de trabalho você tenha, no final do ano você aparentemente não vai receber nada. Essa não é uma exclusividade do Governo de Marcelo Crivella. Há anos o estado do Rio de Janeiro vem lutando para conseguir pagar direitos básicos para os seus trabalhadores.