Quer receber um auxílio do Governo? Então tem que mostrar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Pelo menos é assim que vai funcionar no Distrito Federal. Os deputados aprovaram esse projeto nesta quarta-feira (10).
O projeto já passou por uma aprovação em dois turnos. A segunda votação aconteceu na tarde desta quarta (10) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CDLF). O resultado final foi um 17 a 4 pela aprovação do texto.
Mas afinal de contas o que diz o texto? De acordo com o autor da proposta, o deputado distrital, Chico Vigilante (PT), a regra é muito simples: quem quiser receber qualquer auxílio do Governo, vai ter que comprovar que recebeu a vacinação contra a Covid-19.
Isso, aliás, poderia valer já para o auxílio distrital de R$408. Esse auxílio vai durar até o final deste ano de 2021, ou pelo menos até o final da pandemia na capital federal. Logicamente a obrigatoriedade só passaria a valer quando a vacina estiver disponível para toda a população.
Na Câmara, esse assunto acabou gerando muita discussão. Deputados que defendiam o projeto disseram que essa era uma maneira eficiente de fazer as pessoas se vacinarem. Outros deputados afirmaram que isso deveria ser uma questão de escolha individual.
Vacina por auxílio
O fato é que com a aprovação desse texto, a pauta vai agora para o gabinete do Governador Ibaneis Rocha (MDB). Ele não vem se posicionando publicamente sobre essa pauta. Vale lembrar que ele não precisa de um prazo para seguir ou vetar a ordem.
De acordo com o deputado Chico Vigilante, o projeto mostra obrigatoriedade para os casos de pessoas que querem matricular seus filhos em escolas ou pessoas que querem executar qualquer ato de natureza administrativa.
Veja também: Lula defende Auxílio: “só pode parar quando chegar emprego”