A regra geral para manter a hidratação adequada é beber no mínimo dois litros de água por dia, entretanto, saiba que essa quantidade pode ser insuficiente, de acordo com as características corporais do indivíduo e gastos calóricos diários.
Diante disto é importante conhecer os sinais que o organismo apresenta ao estar desidratado.
Também vale ressaltar que a sede é um dos principais sinais do processo de desidratação corporal, portanto é necessário evitar esta sensação ao longo do dia.
Cor da urina
Analisar a cor da urina permite saber se a hidratação corporal está em um nível adequado ou não. O ideal é usar como parâmetro a primeira urina do dia.
- Urina clara (quase transparente): Hidratação adequada. Continue assim!
- Urina amarela intensa : Sinal de desidratação. Aumente a quantidade de água ingerida por dia!
- Urina Turva: Indícios de disfunção renal, o mais indicado é buscar ajuda médica.
Outros sinais de desidratação
Além da sede e urina amarelada há outros sinais que indicam a falta de água no organismo, entre eles:
- Cãibras
- Tonturas
- Fadiga muscular
- Dor de cabeça
- Sonolência
- Olhos fundos
Mesmo que o indivíduo consuma muita água por dia, a desidratação ainda pode ocorrer visto que algumas pessoas acabam eliminando-a mais rápido do que a ingere.
Geralmente isso ocorre em pessoas que transpiram excessivamente ou passam por quadros de vômito, diarreia e até uso de medicamentos que provocam a excreção urinária frequente.
Quanto devo beber de água?
Lembrando que a água é a melhor bebida para promover a hidratação corporal vale a pena apostar nesta substância ao invés de outros elementos, entretanto, no caso de atletas, o uso de isotônicos pode ajudar a repor a quantidade ideal de eletrólitos perdidos durante a desidratação.
Como destacado acima, a recomendação de consumir no mínimo dois litros de água por dia não deve ser generalizada, já que cada corpo corresponde a necessidades diferentes.
Para saber a quantidade mais próxima da ideal para manter a hidratação corporal é preciso realizar um cálculo bem prático.
São necessários aproximadamente 35 ml de água para cada kg de peso corporal, ou seja, para saber a quantidade necessária basta multiplicar seu peso por 35. O resultado nada mais é do que os ml indicados para seu corpo, por exemplo:
- 70 kg X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml.
Para não sobrecarregar o estômago ao se hidratar, o recomendado é seguir uma hidratação fracionada em pequenas quantidades. Outra dica que auxilia no processo de hidratação é usar aplicativos que lembram a hora certa de tomar aquele copo de água até somar a quantidade recomendada ao final do dia.
Leia mais: Dicas para beber mais água: 5 formas de aderi-la à rotina