O molho de tomate é um ingrediente indispensável no dia a dia de muitas pessoas, afinal, ele é um ingrediente que pode ser utilizado em diversas receitas e proporciona um sabor único aos pratos. Seja para preparar um macarrão, para dar mais sabor ao molho dos peixes ou da carne, o molho de tomate possui excelentes características para quem é amante da culinária. Mas você sabia que é possível preparar o seu próprio molho de tomate em casa? É isso mesmo. Ninguém te conta sobre como fazer molho de tomate em casa, aprenda aqui.
Hoje, é possível encontrar diversos tipos de molhos de tomate disponíveis no mercado. Há molhos de tomate puros, molhos temperados, molhos mais consistentes e outros um pouco mais fluidos.
Mas apesar da versatilidade do molho de tomate, muitas pessoas não ficam satisfeitas com os produtos que encontram e preferem preparar seu próprio molho. Se esse é o seu caso, você está no lugar certo, pois aqui você irá aprender a fazer o melhor molho de tomate caseiro que você já viu.
Ninguém te conta sobre como fazer molho de tomate em casa
Antes de aprender a preparar o se molho de tomate caseiro, é importante saber como você deve realizar a escolha dos tomates, pois isso pode interferir diretamente na qualidade do seu molho. O ideal é que você dê preferências aos tomates maduros, especialmente aos mais vermelhinhos, pois eles possuem uma maior quantidade de nutrientes.
Por outro lado, os tomates verdes devem ser evitados, pois eles podem não amadurecer a tempo. Os tomates moles, machucados ou com manchas na casca também devem ser evitados. Pois tomates muito moles podem ter passado do ponto, estando muito maduros. Então, o ideal é que você opte pelo tomate italiano, de preferência bem maduro.
Ingredientes para molho de tomate caseiro
Para preparar o seu molho de tomate em casa você irá precisar de um quilo de tomate, três colheres de sopa de azeite extra virgem, ½ cebola branca bem picadinha, dois dentes de alho bem picados, uma colher de manjericão, duas colheres de açúcar, meia colher de sal e uma de extrato de tomate.
Como preparar?
Antes de tudo, é necessário remover a pele do tomate. Para isso, remova o talo e realize um corte na forma de cruz na parte superior. Feito isso, basta colocar a fruta em uma panela que contenha água fervente durante um minuto. Passado esse tempo, coloque os tomates em outro recipiente que contenha água fria.
Depois disso, a pele irá sair com bastante facilidade. Assim que você cortar os tomates, coloque os pedaços em um liquidificador. Você pode adicionar um pouco da água que ferveu para auxiliar na trituração.
Não é necessário deixar bater por muito tempo. Ao bater o tomate, sua consistência ficará mais rala, mas o ideal é que ele fique cremoso em qualquer receita. Então, prepare um refogado em uma frigideira. Coloque o aceite, o alho e a cebola para dourar. Depois, adicione o manjericão. Coloque o tomate na frigideira depois de passar por uma peneira e leve ao fogo baixo durante vinte a trinta minutos. Para deixar mais consistente você pode adicionar um pouco de extrato de tomate.