Nexus Mods é um site massivo com um simples lema: “Se você puder modar, nós o hospedaremos”.
Isso funciona com 276.000 arquivos hospedados para quase 1.100 jogos, criados por 113.000 autores para 23 milhões de membros, que baixaram 4,2 bilhões de arquivos do site. É uma presença significativa no cenário mod, para dizer o mínimo.
A desvantagem de ter um sistema tão grande e acessível é que não é fácil moderar.
Muhrica
A situação é dificultada pelo que os administradores do Nexus Mod chamam de “uma série de mods provocativos e troll mods sendo carregados com base em questões sociopolíticas atuais nos Estados Unidos”.
Por conta disso, eles impuseram uma proibição de todos os “mods políticos americanos” em todo o site, pelo menos até que a eleição seja decidida e um novo presidente tenha sido eleito.
“Considerando a baixa qualidade dos mods que estão sendo carregados, as visões polarizadoras que expressam e o fato de que um pequeno mas vocal contingente de nossos usuários não é aparentemente suficientemente inteligente ou maduro para poder debater as questões sem recorrer a nomes feios e acusações sem fundamento sem provas…”, escreveu Robin “Dark0ne” Scott, fundador da Nexus Mods.
“… decidimos limpar nossas mãos desta confusão e invocar uma proibição direta dos mods relacionados a questões sociopolíticas nos Estados Unidos. Não temos nem o tempo, nem o cuidado, nem o desejo de moderar tais coisas”, concluiu.
Polarização… de qual lado?
O anúncio não menciona mods específicos que estimularam a imposição da proibição.
Porém, mensagens nos fóruns de Fallout 4 no site reclamam da remoção de mods com nomes como “Synth Lives Matter” e “Blue Lives Matter”, assim como outros que acrescentam a bandeira “linha azul fina” ao jogo ou substituem os raiders por baderneiros “Black Lives Matter” ou Antifa.
A opinião de Scott é que a maioria dos mods afetados foram feitos por “covardes com contas de marionetes de meia”, e ele exortou os usuários a denunciá-los e seguir em frente, em vez de se envolverem com eles.