Famoso por ter sido oposição a candidatura do ex-presidente Donald Trump nos EUA, o jornal americano (The New York Times) criado em 1851, é até hoje um dos mais importantes e respeitados do país, amplamente reconhecido por suas publicações que envolvem economia e política resolveu publicar sua opinião sobre a eleição brasileira.
Com isso, nessa quinta-feira, dia 27, o jornal decidiu se posicionar sobre a disputa presidencial publicando um vídeo com cerca de 6 minutos em que discursa a favor do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No vídeo produzido, o principal tema abordado foi a preservação do meio ambiente e da floresta amazônica.
Segundo o New York Times, atual governo é uma ameaça ao meio ambiente
Segundo o jornal americano, o governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) representa uma ameaça importante para a natureza e todo o planeta: “Todos nós precisamos desesperadamente de um novo presidente brasileiro que não queime tudo”.
Nesse sentido, o jornal destaca ainda: “On Sunday, Brazilians go to the polls to elect their next president. But at stake is something far more important than the leadership of the largest economy in South America”. Que significa: “No domingo, os brasileiros vão às urnas para eleger seu próximo presidente. Mas está em jogo algo muito mais importante do que a liderança da maior economia da América do Sul”.
Além disso, o vídeo distribuído pela New York Times, alerta sobre os riscos para todo planeta em caso de reeleição do atual presidente.
Não é a primeira grande publicação a demonstrar apoio a Lula
Outra grande editora, uma das maiores do mundo, a revista Nature, também declarou expressamente apoio ao ex-presidente Lula, a revista chegou a declarar que: “só existe uma opção na eleição brasileira, para o país e para o mundo”. Para a revista, um novo mandato de Bolsonaro representaria uma “ameaça à ciência, à democracia e ao meio ambiente”.
Em seguida, foi o New York Times que declarou apoio, explicitando que enquanto ‘um candidato quer preservar a Amazônia, o outro, queimá-la’. A publicação também diz que o pleito do próximo domingo, dia (30/10) é o “dia mais importante do planeta”.
Vídeo sugere que a PL 2633 é uma grande ameaça
O vídeo de 6 minutos, publicado pelo NYT, foca na preservação da amazônica e cita dados para enfatizar a destruição ambiental que estaria ocorrendo no governo Bolsonaro: “No ano passado, 18 árvores foram derrubadas por segundo”.
O vídeo lembra ainda que enquanto Lula deixou um importante legado com a cobertura via satélite na região da amazônica, Bolsonaro faz tudo para boicotar a agência fiscalizadora e o próprio Ibama e continua dizendo que “a situação tem tudo para piorar”.
A PL 2633, recompensa grileiros e segundo o Jornal é uma proposta pouco conhecida, mas com alto potencial destrutivo ao planeta. E a publicação continua definindo a lei como: a “Lei que Recompensa os Criminosos, Dane-se a Amazônia e Que a Terra Queime no Inferno”.
A indígena Txai Suruí que anteriormente já havia denunciado o presidente ao conselho de direitos humanos da ONU, afirma no vídeo apresentado pelo New York Times que essa seria a última chance de salvar a Amazônia.