Em novembro do ano passado, a Netflix lançou um plano de assinatura básico, buscando aumentar sua base de clientes. Para baratear a assinatura, a empresa passou a inserir propagandas neste modelo. Este modelo de assinaturas é bastante similar ao que a HBO Max inseriu no mercado em 2021. Este novo modelo de assinatura foi introduzido pela Netflix nos Estados Unidos, contudo, não teve o aumento de clientes esperados.
Segundo dados levantados pela empresa de análise Antenna, apenas 9% dos novos assinantes americanos escolheram o plano de assinatura com propagandas. Quando a HBO Max lançou o plano em 2021, teve 15% das inscrições através do modelo de assinatura com propagandas. O resultado abaixo do esperado chegou a causar prejuízos à Netflix.
O portal Digday informou que a empresa chegou a devolver valores aos anunciantes devido ao fato de não cumprir com as garantis de audiência em 20%. Sendo assim, isso reafirma que o modelo de assinatura com anúncios teve um início muito aquém do esperado e que será necessário definir estratégias que consigam captar clientes que estejam dispostos a pagar menos por um plano com anúncios.
No entanto, um porta-voz da companhia afirmou que a empresa se encontra satisfeito com o novo plano. “Ainda é muito cedo para nosso nível suportado por anúncios e estamos satisfeitos com seu lançamento e engajamento, bem como o desejo dos anunciantes de fazer parceria com a Netflix”, afirmou o porta-voz da empresa.
Netflix deverá ter diferentes planos com anúncio
Segundo o CEO da Netflix, Ted Sarandos, a empresa deverá oferecer mais planos com anúncios nos próximos anos. “Temos várias camadas hoje, então é provável que tenhamos mais categorias com propagandas ao longo do tempo, mas nada sobre o que falar ainda”, disse Ted. “O produto em si, vai evoluir, eu suspeito, de forma bastante dramática, mas lenta e gradualmente”, completou o CEO da empresa.
É importante lembrar que o plano básico com anúncios já chegou ao Brasil. Atualmente, ele custa R$18,90, pouco menos da metade do valor do plano padrão, que é de R$39,90. O plano com anúncios possui restrições no conteúdo e na qualidade de vídeo. São em média de quatro a cinco minutos de propagandas por hora de programação. Além disso, não é possível realizar download do conteúdo para assistir offline.
A oferta de planos com anúncio é uma tentativa da Netflix diminuir as perdas no mercado. Por anos, a empresa se estabeleceu como único serviço de streaming por assinatura, contudo, nos últimos vem assistindo sua liderança cair devido o emergir de concorrentes como Amazon Prime, HBO Max, Star+, Disney+. Além da HBO Max, a Paramount+, Hulu e Peacock, também oferecem planos de assinatura com propagandas.
O CEO da companhia também afirmou que, neste ano, a companhia irá concentrar boa parte dos esforços para conter o compartilhamento de senhas. A Netflix informou que são 100 milhões de residências, ao redor do mundo, com senha compartilhado e, só nos Estados Unidos, são 30 milhões. “Existem pessoas que estão curtindo literalmente de graça hoje. Então eles estão obtendo muito valor com isso. Acho que ficarão felizes em ter sua própria conta”, disse Sarandos.