A campanha Natal sem Fome, da Ação da Cidadania, completa três décadas neste ano com a maior arrecadação dos últimos 3 anos. São nada mais, nada menos do que 2 mil toneladas de alimentos, distribuídos para as famílias de todo o Brasil a partir desta quinta-feira (21).
Assim, ao todo, mais de 800 mil pessoas são beneficiadas.
Alimentos distribuídos na campanha Natal sem fome
A saber, os lares onde residem crianças menores de 10 anos serão prioridade nas entregas dos kits da campanha Natal sem fome.
Segundo pesquisa da Rede Penssan, 37,8% dos domicílios onde vivem crianças enfrentam insegurança alimentar grave ou moderada.
Além disso, a fome dobrou nas famílias com menores de 10 anos, passando de 9,4% em 2020 para 18,1% em 2022. E, em 2021, segundo dados da Fiocruz, oito crianças de até 1 ano de idade foram levadas ao hospital todos os dias por falta de comida.
“Infelizmente o Brasil voltou ao Mapa da Fome e agora temos um longo caminho para reverter esse quadro novamente. E na Ação da Cidadania decidimos começar pelas crianças, que sofrem com a desnutrição desde muito novas, algumas de forma silenciosa pela falta de diagnóstico ou pelo impacto profundo e irreversível que o cérebro infantil sofre com a privação do alimento. E como exigir que alguém seja capaz de aprender e ter bom rendimento escolar com fome? No futuro, isso pode levá-la a ter menos oportunidades de trabalho, menor produtividade e salários mais baixos. Deixar que a fome impeça a realização dos sonhos de uma criança é uma violação da dignidade humana, principalmente em um país tão rico e produtivo como o Brasil”, disse, em nota, o diretor executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo “Kiko” Afonso.
Alcance
Com o tema “Nesse Natal, o melhor presente é a sua solidariedade”, a Ação da Cidadania vai distribuir quase 400 toneladas de alimentos, entre comida e água mineral, somente no Rio de Janeiro, sede nacional da organização não governamental (ONG).
Bahia, nesta primeira etapa, vai receber mais de 9 toneladas, seguida de Pernambuco, com 7,5 toneladas. Depois, temos São Paulo, Minas Gerais e Pará, com 6 toneladas cada. Paraná, Rondônia, Roraima, Espírito Santo e Amapá serão contemplados com 4 toneladas cada um. Para o Amazonas, que ainda sofre as consequências das fortes chuvas, foram destinadas 6 toneladas, a maior parte doada por empresas.
Vale destacar que as entregas serão realizadas até o final do ano nos 26 estados e Distrito Federal.
Mais sobre a campanha Natal sem fome
Considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, o Natal sem Fome foi idealizado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Aliás, nesse mesmo ano, nasceu também a Ação da Cidadania, que desde então já arrecadou mais de 55 mil quilos de alimentos, que foram distribuídos para 26 milhões de pessoas.
As doações para o Natal sem Fome podem ser realizadas por meio do site da campanha e também pelo Pix doe@natalsemfome.org.br.
Ainda mais, para as crianças que vivem na capital e região metropolitana do Rio, haverá a entrega de 4 mil brinquedos doados por empresas.
Em suma, são bonecas, ursos e robôs, que representam a mensagem do Natal sem Fome 2023, distribuídos com as cestas básicas de acordo com a população infantil atendida pelas lideranças parceiras.
Com informações da Agência Brasil