O mercado americano é o maior do mundo e, com ele, diversas bolsas existem ao mesmo tempo no país. Isso porque elas têm diferentes características, mas todas representam as ações das maiores empresas do mundo. É o caso da Nasdaq, a bolsa de valores totalmente digital que tem ações de empresas ligadas à tecnologia, como Adobe, Google e Netflix.
Contudo, vale lembrar que essa não é a maior bolsa de valores do mundo, mas ela fica atrás apenas da NYSE, que tem empresas de todos os ramos. Diariamente, a Nasdaq movimenta bilhões de dólares de investidores do mundo todo e você pode investir nela diretamente do Brasil.
O que é a Nasdaq?
Nasdaq é a segunda maior bolsa de valores do mundo e fica situada nos Estados Unidos. Nela, mais de 3.200 ações negociadas em suas dependências. Fundada em 1971, a bolsa de valores é, atualmente, 100% digital e não conta com um espaço físico para operações, como a NYSE e a B3 brasileira.
Apesar disso, isso não impede que a Nasdaq seja uma gigante. Atualmente, Apple, Google e Meta (antigo Facebook) têm suas ações listadas nessa bolsa e são as maiores empresas do mundo. Isso porque a Nasdaq é uma bolsa voltada a empresas da tecnologia da informação e biotecnologia, mas também tem empresas no setor de transportes, mas que usam os meios digitais para aprimorar isso.
Dentro da Nasdaq, existem alguns índices, cujas empresas são separadas pelos seus ramos. O NASDAQ Composite Index é o principal índice, que contém as principais ações da bolsa. Contudo, o NASDAQ 100 Index contém as 100 maiores empresas da bolsa, ao passo que o SDAQ Transportation Index reúne apenas empresas de transportes. Além desses, existe o NASDAQ Biotechnology Index, que reúne empresas de biotecnologia, além do NASDAQ Financial-100 Index, que contém empresas do ramo financeiro.
Com essa gama de ativos e organizações, a Nasdaq se tornou a segunda maior do mundo. Com isso, qualquer investidor brasileiro pode investir no principal índice dessa bolsa, sem precisar abrir conta em corretoras americanas.
Como investir nela?
Apesar da complexidade e do tamanho da Nasdaq, os brasileiros podem investir normalmente nessa bolsa. Isso porque, atualmente, existem ETF especializados em replicar o índice. Além de refletir os rendimentos, esse ativo protege o investidor brasileiro da variação do dólar. Com isso, seria uma dupla exposição ao mercado financeiro, o que pode ser bom em momentos de maior tensão.
Dessa forma, o NASD11 é o ETF perfeito para quem quer replicar o NASDAQ 100 Index, o índice das 100 maiores empresas da bolsa. Isso porque esse ETF investe exatamente nos mesmos ativos que compõe o índice. Além disso, pelo fato de essas ações serem cotadas em dólar, a variação do câmbio conta para refletir os percentuais. Por isso, mesmo que o índice esteja caindo, caso haja um dólar em alta, o ETF renderá positivamente.
Além dessa forma prática, o investidor brasileiro pode investir na Nasdaq através de uma corretora americana. Para isso, basta abrir uma conta na Avenue ou Passfolio e enviar dinheiro para lá. Posteriormente, você precisará comprar as ações que deseja.