Começou nesta terça-feira, 1°, o saque aniversário do FGTS para os nascidos em novembro. O prazo vale tanto para quem quer aderir, quanto para quem já está na modalidade e quer retirar o valor. Segundo a Caixa, a solicitação pode ser feita a qualquer momento. Contudo, o banco fará o pagamento após 5 dias úteis da solicitação.
Além disso, a chegada de novembro também marca outras novidades no saque aniversário. Isso porque os nascidos em outros meses também são afetados. Por isso, é importante ficar atento a quem tem direito a pegar o dinheiro do FGTS neste mês.
O que é o saque aniversário?
O saque aniversário é uma das diversas modalidades de resgate do fundo de garantia. Nesse caso, o trabalhador que adere à modalidade pode pegar o valor do FGTS apenas uma vez por mês. Com essa vantagem, surgem outras desvantagens, que precisam ser analisadas pelo trabalhador antes de tomar qualquer decisão.
Ao aderir à modalidade, o trabalhador não tem direito a pegar o valor do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Apesar disso, a multa de 40% não muda e, por isso, o trabalhador segue tendo direito a esse dinheiro. A adesão ao saque aniversário é opcional e o trabalhador faz a escolha por conta própria. Por isso, especialistas sugerem cautela, porque o bloqueio dos valores do FGTS podem fazer falta em caso de demissão. Além disso, após aderir à modalidade, o trabalhador precisa esperar 24 meses para voltar ao saque-rescisão, que é a modalidade comum de saque do fundo de garantia.
Quem tiver interesse de aderir ao recurso precisa avisar a Caixa até o último dia do mês. Apesar disso, o saque aniversário, em si, pode ser feito até dois meses após o mês de aniversário. Com isso, os nascidos em novembro poderão fazer o resgate até o último dia de janeiro de 2023. Essa regra também afeta os nascidos em setembro e outubro.
Quem ainda pode pegar o valor?
Como dissemos anteriormente, o mês de aniversário vale apenas para fazer a solicitação do saque aniversário. Contudo, o saque efetivo dos valores não precisa ser feito no mês de aniversário e, com isso, a extensão do prazo afeta quem nasceu até dois meses antes de novembro, ou seja, setembro e outubro.
Isso porque os nascidos em setembro, que fizeram a solicitação do saque aniversário, poderão retirar o valor até o último dia útil de novembro. Para os nascidos em outubro, o prazo de solicitação acabou, mas quem solicitou pode retirar os valores normalmente em novembro. Nesse caso, o resgate pode acontecer até o final de dezembro.
Além disso, vale lembrar que o valor do saque aniversário segue uma regra. Na prática, o trabalhador pode tirar de 5% a 50% do FGTS, mais uma parcela fixa, que depende do saldo do fundo de garantia. Mesmo que haja uma regra, o trabalhador pode simular o valor no próprio aplicativo Meu FGTS. Para isso, basta entrar no aplicativo, disponível para Android e iOS, clicar em “saque aniversário” e fazer a simulação dos valores.