Atualmente, o calendário de saque do auxílio emergencial 2021 está repassando a 5ª parcela do auxílio emergencial para os beneficiários elegíveis que não fazem parte do Bolsa Família.
Tendo isso em vista, se você nasceu entre os meses de maio e dezembro, é possível ter o valor da parcela de forma antecipada. Veja, portanto, como proceder e saiba por que a opção está disponível apenas para esses grupos.
Como antecipar o saque do auxílio emergencial 2021
É possível ter acesso ao dinheiro da parcela do auxílio emergencial já durante o calendário de depósito; isto é, quando o valor é creditado na Poupança Social Digital.
A Caixa Econômica Federal (CEF) utiliza duas etapas para o repasse do benefício, uma destinada ao depósito e outra destinada ao saque. Na primeira, os participantes já recebem de fato o valor, mas não podem sacá-lo.
Desse modo, após o depósito, o valor que já se encontra na conta do participante pode ser transferido. Assim, o beneficiário pode ter acesso ao valor já na data de depósito, caso não queira movimentar o valor no aplicativo Caixa Tem ou aguardar a abertura do calendário de saque.
Mas como isso é possível? Por meio de transferências ou Pix no aplicativo Caixa Tem. No entanto, a transferência ou Pix são permitidos somente para contas em que o beneficiário não seja titular; ou seja, deve ser uma conta pertencente a outra pessoa.
Assim sendo, para ter acesso ao valor antes do calendário de saque, basta transferir a parcela para uma conta, de preferência da CEF, de outra pessoa. Obviamente, o titular da conta deve ser uma pessoa de confiança e que fará o saque para o beneficiário.
A CEF utiliza os dois calendários de pagamento por questões técnicas e de operacionalização, visto que transferir o valor para uma conta para efetuar o saque posteriormente poderia ser um mecanismo falho e com grandes índices de falhas/fraudes.
Por qual razão a opção está disponível apenas para quem nasceu entre maio e dezembro?
Pelo fato de que o calendário de saque da 5ª parcela estar em andamento. Nesse domingo (05) não houve pagamento, mas o calendário retorna amanhã (06) para quem nasceu em abril e segue até o dia 20 para quem nasceu em dezembro.
Veja ainda: Calendário de saque da 5ª parcela do auxílio emergencial: confira andamento e veja quando será encerrado
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.