Uma privada espacial recentemente projetada que acomoda melhor as mulheres está indo para a Estação Espacial Internacional.
O novo vaso sanitário foi embalado dentro de um cargueiro que decolou com sucesso na noite de sexta-feira da Wallops Flight Facility da NASA, na Ilha Wallops, Virgínia.
Os astronautas farão um teste para a privada nos próximos meses.
Novo modelo
Pesando quase 45 quilos e medindo 71 centímetros de altura, o novo vaso sanitário tem cerca da metade do tamanho dos dois vasos construídos na Rússia já em uso na ISS.
Este novo vaso sanitário é 65% menor e quase metade mais leve que os banheiros atuais da ISS em uso. O novo sanitário, menor, poderá caber nas cápsulas Orion da NASA, que viajarão para a lua em missões futuras.
Como relatado anteriormente, o novo vaso sanitário foi projetado com assento inclinado, nova forma e funis redesenhados para a micção.
Os sanitários de microgravidade usados na ISS usam sucção para evitar que os resíduos escapem durante uma pausa no vaso sanitário, mas o novo sistema tem uma nova forma para se ajustar melhor à anatomia feminina.
O vaso sanitário também é mais adequado para capturar mais resíduos do que antes.
Dejetos flutuantes
“Limpar uma bagunça é um grande problema. Não queremos nenhuma falha ou fuga”, disse Melissa McKinley, gerente de projeto do Centro Espacial Johnson, ao The Guardian. “Digamos que tudo flutua sem peso”.
“O novo sistema sanitário também tem uma massa menor que os sistemas anteriores, é mais simples de usar, proporciona maior conforto e desempenho da tripulação e trata a urina para que possa ser processada com segurança pelos sistemas de reciclagem da nave espacial”, de acordo com um relatório da NASA publicado anteriormente em junho.
O vaso sanitário será colocado em sua própria banca ao lado do antigo, no lado americano da estação espacial. O vaso sanitário atualmente no lado americano da estação espacial foi projetado nos anos 90.
Este novo sanitário do Sistema Universal de Gerenciamento de Resíduos permanecerá na ISS até o final da vida útil da estação espacial.