Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, afirmou nesta terça-feira (11) que, em sua visão, não existe “nenhuma explicação” para a fila de pessoas que, hoje, estão aguardando por benefícios da Previdência Social. De acordo com um levantamento revelado recentemente pelo canal “Globo News”, atualmente, existem mais de 1,7 milhão de brasileiros em alguma fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – essas pessoas estão aguardando retorno sobre a aprovação de aposentadorias, auxílios, pensões, entre outros benefícios.
No ‘topo das prioridades’, diz presidente do Senado sobre reforma tributária
“Se é falta de funcionário, a gente tem que contratar funcionário. Se é falta de competência, a gente tem que trocar quem não tem competência”, disse Lula durante uma conversa com jornalistas após ter sido questionado sobre o tema.
Na ocasião, Lula ainda disse que, nesta semana, pretende se reunir com Calor Lupi, que é ministro da Previdência, e também com Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Segundo o petista, o encontro terá como foco identificar se o problema é falta de verba para pagamentos ou falta de funcionários para gerenciar o enorme contingente de pessoas que dependem da seguridade social.
“Não há nenhuma explicação a não ser ‘eu não posso aposentar, porque eu não tenho dinheiro para pagar’. Se for isso, a gente tem que ser muito verdadeiro com o povo e dizer por que que tem essa fila”, disse o petista aos jornalistas.
Na semana passada, o comando do INSS foi trocado – no lugar de Glauco André Wamburg, assumiu Alessandro Stefanutto. A saída do ex-chefe do órgão se deu, além da grande fila de espera para obtenção de benefícios, por conta das suspeitas de mau uso de passagens e diárias, reveladas pelo portal “Metrópoles”. O ex-gestor estava à frente do INSS de forma interina desde fevereiro. Antes, ele também esteve comandando uma entidade de assistência social vinculada ao governo do Rio de Janeiro – essa entidade é alvo de investigações por suspeita de corrupção.
Longa espera no INSS
Conforme dados que constam no Portal da Transparência do INSS, existem 1.197.750 pessoas aguardando uma análise administrativa, que acontece após o indivíduo ter mandado todos os documentos pedidos. Além disso, existem outras 596.699 pessoas que estão aguardando uma perícia médica. Esse Portal da Transparência do INSS foi criado nesta semana, sendo primeiro ano de Alessandro Stefanutto como chefe do órgão, A nomeação dele foi feita na última quarta-feira (05).
Leia também: ‘Sem maioria, você se mata’, diz Lula sobre negociação com novos aliados