Quer ajuda para saber se vai receber o auxílio emergencial? Aqui você encontra as orientações para realizar a consulta do benefício e saber a situação de pagamento.
Como se sabe, o controle do auxílio emergencial em 2021 está mais rígido e por isso são realizadas novas revisões a cada mês no banco de beneficiários, para validar quem deixou de atender os critérios do programa.
No mês de julho não foi diferente. O Ministério da Cidadania realizou um novo pente-fino no auxílio emergencial e bloqueou cerca de 1,1 milhão de benefícios.
De acordo com a pasta, mais da metade dos bloqueios ocorreu por indícios de irregularidades apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e outros 500 mil benefícios foram cancelados após as revisões mensais.
Assim, quem não receber a quinta parcela do benefício pode estar enquadrado na lista de bloqueios e cancelados do Ministério da Cidadania.
Para saber se você vai receber o auxílio emergencial neste mês, acompanhe como realizar a consulta.
Como consultar se vou receber o auxílio emergencial?
É possível realizar uma consulta pelo site da Caixa Econômica Federal, acionando o botão “Acompanhe o seu Benefício”, e com o preenchimento dos seguintes dados: nome completo, CPF, data de nascimento, nome completo da mãe. Quando finalizar o preenchimento, clique na opção “Não sou um robô” e depois em “Continuar”.
É possível ainda fazer uma consulta pela Central de telefone 111.
Outra opção é acessar o site da Dataprev e da mesma forma, preencher os seus dados pessoais, e clicar em “Enviar”.
Assim, além da situação do benefício, a plataforma informa:
- Resultados das análises;
- Data de recebimento e envio dos pedidos;
- Motivo para negação do benefício;
- Situação da segunda solicitação;
- Contestação do pedido negado.
- Quem pode receber;
- Quem recebeu o auxílio emergencial em 2020;
- Trabalhador informal ou beneficiário do Bolsa Família.
Veja também: Carteira de Trabalho Digital: Como fazer pelo celular; confira o passo a passo