O amaciante é um produto essencial para deixar as roupas cheirosas, não é à toa que ele é utilizado nas últimas etapas do processo. Mas além do cheiro, ele também deixa os tecidos macios, como o próprio nome infere, acelera o processo de secagem e ajuda na hora de passar a roupa. Mas você sabia que nem todas as roupas podem receber esse produto? Então, não lave estas peças de roupa com amaciante, confira.
Apesar de todos os benefícios que o amaciante traz para as peças de roupa, é necessário saber como utilizá-lo para garantir os benefícios. Algumas pessoas, por exemplo, ficam com as roupas manchadas ao utilizar esse produto.
Isso ocorre porque o amaciante não deve ser jogado diretamente nas peças, mas misturado à água. Além disso, é fundamental consultar as recomendações do fabricante antes de sair por aí depositando produtos em suas roupas.
Não lave estas peças de roupa com amaciante
Ainda que você utilize o amaciante da forma correta e siga todas as orientações dadas pelo fabricante, existem algumas peças de roupas que não podem receber esse produto, e é fundamental ficar atento a isso. Pois, em alguns casos, deixar de passar o amaciante é a melhor alternativa para que suas peças tenham uma vida útil maior. Mas veja abaixo quais são as peças que não devem receber amaciante de forma alguma:
Toalha de banho
As toalhas de banho são utilizadas diariamente, mais de uma vez por dia em alguns casos. Por isso, a ideia de colocar amaciante nessas peças parece muito boa, pois faz com que elas fiquem cheirosas e macias.
No entanto, ao realizar a utilização frequente de amaciante em suas toalhas de banho, você contribui para que a durabilidade do produto diminua, pois o amaciante promove a redução da capacidade de absorção que o tecido possui.
Roupas de academia
As roupas de academia ou roupas esportivas são feitas com tecidos que permitem a prática de exercícios físicos de forma confortável. Assim, os materiais costumam promover a regulação da temperatura do corpo e não promovem a retenção do suor. Mas o amaciante pode deixar resíduos nesse tecido que fazem com que sua potencialidade seja diminuída.
Microfibra
A microfibra é composta por fibras finas e artificiais e é comumente a matéria-prima da confecção de tecidos para limpeza e guardanapos. Pois esse tecido possui uma enorme capacidade de absorver resíduos.
Então, realizar a lavagem das peças de microfibra com amaciante faz com que as fibras entupam, logo, o tecido perde a sua capacidade de realizar a limpeza.
Jeans
Você deve ter ficado surpreso com essa opção, mas é isso mesmo. O amaciante pode danificar as fibras presentes no jeans. Então, se você deseja manter a sua calça jeans da forma que ela saiu da loja por um tempo maior, evite realizar a aplicação de amaciante nessas peças, pois ele pode fazer com que elas fiquem frouxas e tenham o caimento prejudicado.