Antes de guardar os itens que foram comprados na feira, é importante saber quais sãos os alimentos que não podem ir na geladeira. Alguns deles são frutas e vegetais e, realmente, podem ser melhores no balcão ou armazenados em um ambiente fresco, como uma gaveta ou despensa.
Embora eles possam não ser arruinados por serem armazenados na geladeira, a data de validade geralmente é encurtada, o sabor fica diferente e eles podem ocupar imóveis valiosos desnecessariamente.
Confira uma lista com oito alimentos que não podem ir na geladeira
Tomates
Os tomates estão na lista de alimentos que não podem ir na geladeira, pois, perdem o sabor e ganham uma textura farinhenta. Se você já os colocou na geladeira, deixe-os voltar à temperatura ambiente e recuperem um pouco de sabor antes de usar.
Os tomates são melhores quando mantidos à temperatura ambiente. Eles continuam a amadurecer na videira, por isso é melhor comprá-los em quantidades gerenciáveis se você não tiver planos imediatos para eles.
Você pode acelerar o processo de amadurecimento armazenando-os em um saco de papel pardo; ele retém o etileno que eles emitem, permitindo que amadureçam mais rapidamente – você também pode adicionar uma banana madura para ajudar a acelerar as coisas.
Batatas
Temperaturas frias fazem as batatas também entrarem na lista de alimentos que não podem ir na geladeira, já que podem transformar amidos de batata em açúcares – afetando seu sabor e como eles cozinham.
Compre a granel, se quiser – as batatas podem durar semanas quando armazenadas em um local escuro e fresco.
Temperaturas excessivamente quentes fazem com que as batatas brotem e apodreçam em um ritmo mais rápido – e a exposição a muita luz pode resultar em níveis inseguros da toxina solanina, que adiciona uma coloração verde ou manchas verdes ao tubérculo.
Pão
A geladeira faz seu pão envelhecer mais rápido.
Dica de armazenamento: caixas de pão e sacos de papel são os melhores para mantê-lo fresco por alguns dias. Por mais tempo, o pão deve ser bem embrulhado e colocado no freezer até que esteja pronto para usá-lo.
Mel
Tem uma vida útil quase infinita. Então, embora você precise aquecê-lo ocasionalmente se começar a cristalizar, não há problema em mantê-lo na despensa.
Mantenha o mel em um recipiente bem fechado para evitar a entrada de umidade extra e tente evitar a contaminação cruzada com outros alimentos.
É somente quando armazenado adequadamente que sua vida útil é tão longa. Cristais brancos espalhados e espuma no topo são um sinal de deterioração por fermentação.
Uma observação: as abelhas podem viajar coletivamente até 50.000 milhas e visitar cerca de 2 milhões de flores para coletar néctar suficiente para fazer apenas um quilo de mel.
Banana
Eles não vão continuar a amadurecer. Então, se você comprou um monte de bananas verdes, mantenha-as no balcão. Depois de maduros, você pode armazená-los na geladeira ou no freezer.
O amadurecimento será mais rápido se esta fruta for armazenada em temperatura ambiente em um saco. Se você quiser ter tempo para fazer isso, livre-se do saco e mantenha-os separados de frutas e vegetais sensíveis e produtores de etileno.
Quando armazenada na geladeira, a casca amarela da banana ficará marrom.
Outros alimentos que não podem ir na geladeira:
Manteiga de amendoim
As marcas produzidas comercialmente são estáveis nas prateleiras por causa dos açúcares e conservantes. Os produtos naturais ou orgânicos geralmente são refrigerados, pois são menos estáveis nas prateleiras. Também ajuda a diminuir a separação de óleo que você obtém com os produtos naturais.
Tente armazenar os frascos de manteigas naturais de cabeça para baixo para que o óleo suba para o fundo do frasco.
Cebolas
Como as batatas, os amidos se converterão em açúcares e mudarão de composição, tornando-se macios – ou encharcados! – mais rapidamente.
Armazene em sacos de malha ou em uma área seca e fresca e ventilada.
Além disso, é melhor armazená-las separadamente de suas batatas, pois as batatas de etileno podem diminuir a vida útil da cebola.
Azeite
Ele vai se solidificar. Embora isso não prejudique o óleo, você terá que esperar que ele volte à temperatura ambiente para usar.
O azeite é melhor quando usado dentro de três meses após a abertura. Uma garrafa lacrada pode durar até um ano e meio em um local fresco e escuro.
O azeite tem um ponto de fumaça baixo, então é melhor evitar usá-lo em fogo alto.