Um dos iminentes candidatos à presidência nas eleições de 2022, o apresentador da “Rede Bandeirantes”, José Luiz Datena, usou seu programa na emissora para tecer críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e afirmar que não existe a possibilidade de ele se juntar ao atual chefe do Executivo no ano que vem.
Hoje, Datena é apontado como provável candidato à presidência pelo partido PSL, o mesmo que elegeu Bolsonaro em 2018, ou seja, o tradicional número 17 será herdado pelo apresentador, que durante seu programa na terça-feira (03), assegurou ser o candidato da legenda.
Durante o “Brasil Urgente”, Datena disse que, caso fosse convidado a formar uma chapa com o atual presidente, não pensaria duas vezes para recusar. Segundo ele, o argumento para a negativa acontece por conta do “apelo antidemocrático” do chefe do Executivo.
“É difícil encontrar alguma identificação direta com o Bolsonaro, que fica toda hora dizendo que não vai ter eleição. Como é que você pode ser vice de alguém que diz que não vai ter eleição?”, questionou o apresentador. “Não conte comigo nem passe perto de qualquer convite para desrespeitar as leis e a democracia. Agradeceria o convite e ficaria lisonjeado desde que as pessoas envolvidas fossem democráticas”, completou.
Críticas a Bolsonaro
Em outro momento, Datena criticou o presidente por conta de sua insistência no voto impresso, ideia que Bolsonaro tem defendido há tempos. “Quanto tempo ele vem sendo eleito pelo voto eletrônico? Que se dispute as eleições e quem for melhor, ganhe. Se quiser ganhar, faça campanha e ganhe de novo. Parece até que está com medo de perder as eleições”, afirmou Datena.
Com sua opinião pública, o apresentador se junta a outros partidos e instituições, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que afirmam não concordar com os ataques antidemocráticos de Bolsonaro e sua defesa pelo voto impresso.
Leia também: Empresa Davati nega acusações de reverendo Amilton na CPI da Covid-19