Nesta matéria, você vai conhecer algumas características que determinam a qualidade da carne. Portanto, não compre carne se estiver com essas características que vamos apresentar durante esse post. Afinal, vamos falar sobre algumas condições que tornam o consumo desses alimentos inviável.
O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) apontou que a carne faz parte do cardápio de 81% das famílias brasileiras. Então, seja no almoço, seja no churrasco com os amigos, esse alimento é essencial na vida dos brasileiros. Mas, não compre carne se estiver com essas características que apresentamos logo abaixo. Afinal, essas condições determinam a qualidade desse alimento. Veja quais:
Aprenda e não compre carne se estiver com essas características
Muita gente não sabe avaliar as características que comprometem a qualidade das carnes compradas em supermercados e açougues. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar na escolha desse alimento. Então, aprenda e não compre carne se estiver com essas características apontadas a seguir:
Comece pela aparência da carne
Em primeiro lugar, você deve julgar esse alimento pela aparência. Afinal, alguns traços demonstram que esse alimento já passou do tempo e não pode mais ser consumido. Por isso, verifique aspectos como cor, textura e cheiro porque isso demonstra se a carne está estragada ou pode ser consumida normalmente.
Então, verifique se a cor está acinzentada ou se o cheiro está ruim ou se a textura está pegajosa. Feito isso, não compre carne se estiver com essas características porque indicam que está apodrecendo e podem causar problemas de saúde. Se possível, aperte a carne e veja se ela não voltar ao normal logo em seguida, essa característica indica que não está fresca.
Verifique a data de validade
Algumas carnes são embaladas à vácuo e vendidas ao público com data de validade inscrita na embalagem. Nesse caso, você precisa olhar a data marcada para ver se está longe de chegar o dia. Se você notar que o prazo de validade é nos próximos dois dias, não compre carne nessas condições.
Além disso, se você notar que a embalagem não contém essas informações, chame o responsável do estabelecimento. Mas, não compre carne se estiver com essas características porque não tem como confiar que já não esteja vencida mesmo que a aparência demonstre que está fresca.
Verifique a temperatura de armazenamento
Essa é uma dica essencial para escolher carne no açougue corretamente. Afinal, a temperatura é essencial para avaliar a condição de armazenamento desse alimento. Já que, carnes bovinas devem ficar sob temperaturas abaixo de 7 °C. Pois, essa medida é essencial para manter suas características naturais.
Então, os açougues e supermercados precisam oferecer essa informação para os consumidores por meio do visor dos refrigeradores. Assim, as pessoas poderão saber se a carne está sendo armazenada corretamente. Se você não conseguir essa informação, não compre carne se estiver com essas características mencionadas acima.
A carne é essencial para que o nosso organismo mantenha um funcionamento saudável. No entanto, esse alimento precisa apresentar as características que citamos durante essa matéria. Se não, você corre o risco de consumir alimentos que não estejam frescos e, em alguns casos, apodrecendo.