Investir nas menores empresas da bolsa pode fazer com que seu dinheiro se multiplique muito no longo prazo. Contudo, as small caps são as mais conhecidas com essa estratégia de investimentos, mas é importante avisar que existem empresas ainda menores que elas. Estamos falando das nano caps, de fato, as menores empresas das bolsas de valores.
E assim como no mundo todo, elas estão presentes do Brasil. Essas empresas possuem um baixo valor de mercado e, exatamente por isso, podem crescer muito. Por isso, é sempre uma boa ideia analisar os balanços dessas empresas para saber se elas estão saudáveis financeiramente. Caso sim, pode ser a hora de comprá-las.
O que são as nano caps?
Nano caps são empresas que têm valor de mercado de até R$200 milhões. Isso significa que o preço das ações multiplicado pela quantidade delas não pode ultrapassar o valor mencionado. Com isso, elas são empresas bem menores que as maiores da bolsa, que ultrapassam a casa dos bilhões de reais. Por isso, elas têm alto potencial de crescimento.
Contudo, nem todas as empresas que se encaixam nesses valores podem crescer. Um dos casos mais populares é a OSX, que tem como fundador Eike Batista, preso por corrupção. Por isso, as ações despencaram que agora a empresa praticamente não existe mais. Por isso, é importante que você estude cada ação antes de investir nela. Contudo, existem empresas populares que são nano caps. É o caso da Get Ninjas, uma das maiores empresas de freelancers do país. Apesar disso, de um modo geral, elas são empresas impopulares, mas também atuam em diversos ramos.
Por isso, essas empresas não são grandes no mercado. Elas não têm muitas vantagens em relação às outras, mas seus processos tendem a ser mais baratos, o que facilita novos negócios. Com isso, elas podem ganhar o mercado facilmente e com maior flexibilidade que as grandes empresas, de modo a crescer no longo prazo.
Como achar essas empresas?
Para achar as nano caps, o processo não é complicado. Basta entrar em qualquer site especializado em finanças de empresas e pesquisar pelo valor de mercado. Atualmente, temos menos de 20 empresas que estão nesse patamar de mercado, mas elas podem configurar em uma parte da sua carteira como um todo. Ainda, é preciso analisar os balanços.
Depois de encontrada essas ações, é necessário analisar os balanços. De uma forma geral, essas empresas precisam ter um CAPEX alto, que indica que a empresa está investindo em expansão. Além disso, os prejuízos devem ser mínimos, sendo o ideal que a empresa apresente lucros. Contudo, se você não tem familiaridade com essas empresas, as corretoras emitem extratos e carteiras recomendadas com esse tipo de empresa. Por isso, você pode investir em empresas com a análise de gestores profissionais.
Ainda, vale lembrar que as empresas precisam de tempo para crescer. Por isso, investir nas nano caps é uma estratégia usada para o longo prazo, em um cenário de 5 ou mais anos.