A Torre Eiffel vai mudar de cor. Na verdade já está mudando. A reforma oficial começou neste semana e deverá durar vários meses. De acordo com o Governo local, o monumento vai deixar de ser castanho e vai passar a ter um tom mais amarelo.
A ideia é aproximar a Torre de um aspecto mais dourado. O motivo é óbvio: se preparar para os Jogos Olímpicos de 2024, que irão acontecer na capital francesa. O objetivo é terminar essa obra já em 2022, no final do mês de novembro.
O criador da escultura, Gustave Eiffel disse há 132 anos atrás que o ideal seria pintar a torre de sete em sete anos. Essa é uma tradição que se manteve no passar das décadas. Chegou a hora mais uma vez. Só que a agora a pintura vai servir para mudar a cor.
Então não estamos falando de um retoque, mas sim de uma mudança mesmo. Mas os mais tradicionalistas não precisam se preocupar. É que Gustave sempre manifestou desejo em ver a sua escultura neste tom mais amarelo mesmo.
A torre tem um tom castanho há muito tempo. Para ser mais preciso, ela está assim desde o ano de 1968. Agora, o Governo vai gastar algo em torno de 50 milhões de euros (são R$320 milhões na cotação atual) para mudar a cor do ponto turístico.
Torre Eiffel
A Torre Eiffel é um dos pontos turísticos mais famosos do planeta. De acordo com as informações oficiais, ela existe há 132 anos e tem 324 metros de altura. Quem visita a França costuma passar pelo local para tirar fotos.
Nesta reforma, o Governo afirma que está redobrando o cuidado com os seus trabalhadores. É que além da pandemia do novo coronavírus, esses empregados terão ainda um outro inimigo: o chumbo. Ele está presente na torre e pode ser prejudicial para a saúde.