As stablecoins ganharam o mundo nos últimos dias. Isso porque uma das maiores do mercado, a USDTerra, entrou em colapso e deixou muitos investidores no prejuízo. Contudo, elas ainda seguem sendo os principais investimentos no mundo das criptomoedas. E nessa semana, uma novidade mexeu com o mercado: a primeira stablecoin de moedas emergentes. Estamos falando da MXNT, a moeda que replica o peso mexicano.
A moeda promete trazer mais investimentos às economias emergentes, ao mesmo tempo em que se torna mais uma opção de diversificação dos grandes investidores. Por isso, a MXNT já nasce com bastante popularidade, mesmo que o seu retorno não seja excepcional.
O que é a MXNT?
A MXNT é uma nova stablecoin, fundada para seguir a paridade com o peso mexicano. Atualmente, o México é um dos países emergentes mais importantes do mundo, sendo referência em indústrias. A criptomoeda é uma criação da Tether, uma empresa consolidada no mercado de moedas lastreadas. Atualmente, a empresa tem três moedas, com lastro no dólar, no yuan e no euro.
Agora, a ideia é expandir para moedas de mercados menores, como o México. Isso porque, atualmente, não existem formas de investir diretamente nessas moedas através dos mercados de criptomoedas. Com a criação da blockchain, agora é possível investir diretamente em moedas para proteção de dinheiro. Dessa forma, quem quiser investir em peso mexicano, poderá comprar agora uma nova criptomoeda. Contudo, a MXNT ainda não tem data de lançamento oficial.
Vale lembrar que a stablecoin é um ativo diferente das maiores criptomoedas do mundo. Atualmente, Bitcoin e Ethereum são ativos descentralizados que têm funções de serem meios de pagamento. No caso das stablecoins, o objetivo é replicar, com perfeição, o preço das principais moedas do mundo.
As vantagens e as desvantagens
Como todo investimento, investir em stablecoins tem vantagens e desvantagens. Isso porque existem alguns fatores que trazem risco a esse investimento. Por outro lado, ele é mais seguro que outras criptomoedas e, por isso, são usadas por grandes fundos. Dessa forma, a MXNT precisa ser estudada antes de qualquer investimento.
A principal vantagem das stablecoins é a previsibilidade de preço. Como elas seguem a paridade das moedas internacionais, a situação econômica dos países pode dar um sinal de futura valorização ou desvalorização. No caso da MXNT, estudar a economia mexicana, o mercado de investimentos de lá e a própria paridade da moeda com outros ativos é uma excelente ideia para dizer como ela se comporta.
Por outro lado, a quebra de uma stablecoin algorítmica fez com que o mercado ficasse com medo desses ativos. Isso serve para lembrar que nenhum ativo, mesmo que tenha lastro, é totalmente seguro. Por isso, especialistas sugerem que investidores sempre diversifiquem as carteiras, de modo a diminuir os riscos de alguns ativos.
Dessa forma, quem quiser investir na MXNT precisa começar com poucos valores. Por ser uma moeda pequena e iniciante no mercado, o risco ainda é grande. Vale lembrar que a moeda também pode contar com operações de staking nas plataformas, o que também pode ajudar no rendimento.