O mês do consumidor vem com novidades para aqueles que buscam uma forma de renegociação de dívidas com instituições financeiras. Isso porque entre os dias 7 e 31 de março ocorre o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.
A iniciativa, promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) e Procon de todo o país, permitirá que o devedor tenha a oportunidade de conhecer e quitar seus débitos em atraso, e tenha acesso a conteúdo exclusivo sobre educação financeira.
“Durante a pandemia, os bancos foram proativos e renegociaram voluntariamente mais de R$ 19 milhões de contratos de empréstimos bancários, repactuando R$ 1,1 trilhão de saldos devedores e suspendendo R$ 150 bilhões em prestações, o que trouxe alívio financeiro imediato para milhares de clientes”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.
Mutirão nacional para renegociação de dívidas
O mutirão nacional é uma ação conjunta que não apenas contribui para o reequilíbrio financeiro das famílias, mas, principalmente, promove a educação financeira, que é fundamental para que o consumidor consiga evitar o endividamento de risco, tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira consumidores.
A saber, uma página específica foi desenvolvida para esta preparação prévia, com o objetivo de direcionar o consumidor por caminhos de orientação financeira até o envio de propostas de negociação na plataforma de mediação de conflitos consumidor.gov.br, sistema do Governo Federal que conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras.
São alvo da campanha pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia; que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural; e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.
Como participar?
A adesão ao mutirão se dá da seguinte forma:
- O consumidor pode optar por negociar com a instituição credora dentro da plataforma gov.br, ou diretamente com os canais digitais de negociação dos bancos.
- Na plataforma, o consumidor encontra um modelo de reclamação no qual o consumidor pode se basear para redigir a sua solicitação.
- O banco tem o prazo de 10 dias para analisar o pedido e apresentar uma proposta.
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública
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