Se você ainda não aproveitou o mutirão nacional de renegociação de dívidas, você precisa correr. Isso porque o evento chega ao fim na próxima quarta-feira (30), ou seja, os interessados só têm mais dois dias para renegociar suas dívidas.
A saber, a ação é uma iniciativa conjunta do Banco Central com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.
De acordo com a Febraban, o mutirão traz diversas vantagens para os endividados do país. Em síntese, as instituições participantes estão oferecendo parcelamentos e descontos no valor da dívida. Além disso, há redução nas taxas de juros para refinanciamento.
As pessoas interessadas no mutirão podem renegociar dívidas em várias modalidades, como cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado. Aliás, a iniciativa também permite a negociação nas demais modalidades de crédito que estejam em atraso, caso elas não possuam bens dados em garantia.
Conta de luz terá cobrança extra em dezembro? Saiba agora
Saiba como participar do mutirão
Quem quiser aproveitar as oportunidades do mutirão deve acessar esta página. Em resumo, a pessoa deverá acessar o Registrato, sistema do BC que revela a lista de dívidas que estão no nome do consumidor.
A saber, os endividados podem negociar os débitos diretamente com o banco. No entanto, caso prefiram, poderão acessar o Portal ConsumidorGovBr para conseguir aproveitar as oportunidades do mutirão.
Em suma, os endividados deverão apresentar uma proposta de negociação à instituição credora. Após isso, o banco terá até 10 dias para analisar a proposta e apresentar uma resposta.
Por fim, vale destacar que iniciativas como esta já promoveram a repactuação de mais de 22 milhões de contratos em atraso entre 2020 e 2022. O saldo negociado nestas iniciativas superou R$ 1,1 trilhão.
Leia também: Black Friday: vendas no e-commerce CAEM 23%, diz consultoria