Por todo o mês de novembro, as pessoas endividadas terão a oportunidade de limpar o nome. A saber, do dia 1º até o dia 30, acontece o segundo mutirão nacional de negociação de dívidas e orientação financeira de 2022.
Vale destacar que a ação conjunta inclui o Banco Central (BC), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país. Assim, o mutirão oferece oportunidade de renegociação de dívidas com desconto e parcelamentos que caibam no bolso.
Quem pode participar da negociação de dívidas?
Vamos lá! Podem participar do mutirão as pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e demais tipos de instituições financeiras, desde que a dívida não esteja atrelada a bens dados em garantia.
As dívidas serão negociadas diretamente com as instituições financeiras. Dessa forma, serão oferecidos descontos e prazos especiais de pagamento, sendo que cada instituição define as regras e condições a serem ofertadas.
Além disso, a negociação também poderá ser feita pelo portal Consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos.
Para fazer o processo diretamente com as instituições participantes, você encontra todos os contatos neste link da página do mutirão.
Como confirmar as minhas parcelas em atraso?
No site do mutirão, o interessado também terá acesso ao link do Registrato, sistema do Banco Central que informa todos os relacionamentos do cidadão com o sistema financeiro.
Diante desta consulta, você fica sabendo se a sua dívida está de acordo com as regras do mutirão de negociação.
A saber, essa busca permite consultas sobre informações de dívidas com bancos e órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio.
Veja ainda: NOVO PAGAMENTO do Auxílio Brasil AUTORIZADO! Veja quem recebe
Prepare-se para fazer a melhor negociação de dívidas
Antes de partir para a negociação, descubra o valor com que poderá contar para pagar as suas dívidas, lembrando que você terá as suas contas normais de casa para pagar.
Desse modo, leve isso em consideração e reserve o dinheiro que será usado exclusivamente para quitar o que for combinado na negociação.
Confira ainda: AUXÍLIO BRASIL: Promulgada lei que GARANTE pagamento de R$ 600 até DEZEMBRO