Teve início neste dia primeiro (terça-feira) a oitava edição de uma iniciativa da UGT (União Geral dos Trabalhadores), o Mutirão Nacional de Empregos. Assim, esse mutirão de empregos, que acontece na sede do Sindicato dos Comerciários da cidade de São Paulo proporciona grandes oportunidades de trabalho aos cidadãos.
O evento ocorre no centro da cidade, mais especificamente no Vale do Anhangabaú. Desse modo, a ação visa oferecer, no período entre o dia 1⁰ a 4 de agosto, 12 mil vagas para trabalhadores que estão sem emprego. Portanto, todas as pessoas que estão buscando uma alocação no mercado de trabalho, que precisam dessa reintegração para voltar à atividade econômica, têm uma chance. Com o objetivo de abranger todas as idades e todas as categorias, as oportunidades são em várias áreas.
Quer saber todas as informações sobre esse mutirão de emprego? Continue a leitura do texto até o final do texto!
Oportunidades que o mutirão de empregos oferece
De acordo com o que mencionamos anteriormente, as oportunidades contemplam todas as faixas de idade, desde o jovem aprendiz até aquele indivíduo com mais experiência que já ultrapassou a faixa dos 50 anos.
Além disso, o mutirão oferece vagas destinadas especificamente para os públicos feminino, negros e também para indivíduos LGBTQIA+. Existe a expectativa de que ocupe cerca de 80% das vagas que o evento oferece.
De acordo com Ricardo Patah, presidente da UGT, a finalidade do evento é buscar além da inclusão social, a capacitação profissional. Ainda segundo ele, a novidade ficou a cargo da grande quantidade de vagas para jovem aprendiz, faixa etária onde a taxa de desemprego continua alta. Pois, conforme suas declarações, o primeiro emprego tem o poder de manter o jovem na escola, e ainda oportunizar a facilidade de conseguir os próximos empregos.
O mutirão de empregos também oferece capacitação
De acordo com informações de Patah, o mutirão buscou a parceria do Sistema S, que deve abrir espaço para capacitar sob medida, conforme a necessidade das empresas que assinaram compromisso conjunto.
Dessa forma, na hipótese de uma empresa perceber que a capacitação apresenta defasagem em algum ponto, ela garante a vaga, porém o candidato aperfeiçoa a capacitação, em seguida assume a função no trabalho. Ainda pontuou que gosta de chamar o evento de “mutirão da solidariedade, da esperança”. Finalmente, declarou sua convicção de que a ação terá resultado muito positivo.
Como funciona a inscrição para as vagas de emprego
Por fim, vale destacar que todas as entidades empregadoras que fizeram adesão ao mutirão se concentram no prédio da sede do sindicato. Portanto, o trabalhador que tem interesse em fazer a inscrição deve fazer um cadastro para averiguar em qual atividade laborativa se enquadram.
Em seguida de preencher a ficha, o candidato segue para a entrevista. Contudo, segundo Ricardo Patah, grande parte das entrevistas tem caráter definitivo e a pessoa deixa o local com a garantia de um emprego. E mesmo aquelas que passam somente por uma primeira seleção, tendo que realizar outros testes dentro das próprias empresas, já saem com um bom prognóstico.
Em sua opinião qual a relevância do mutirão de empregos da UGT? Comente conosco.