Ideal para o desenvolvimento das crianças, você sabia que música faz bem para bebês? Afinal, a harmonia de sons melhora a audição e auxilia na produção da fala. Além disso, o ato de ouvir músicas na infância também melhora o desenvolvimento intelectual, sensorial e motor. Entre as melhorias no desenvolvimento infantil mais relevantes podemos citar os seguintes:
- Melhor capacidade para falar as palavras de forma correta;
- Maior facilidade para aprender sílabas e alfabeto;
- Maior facilidade para aprender matemática e idiomas;
- Melhor desenvolvimento afetivo e coordenação motora.
Desde a barriga, os bebês já prestam atenção nos sons que chegam em seus ouvidos, portanto, quanto mais músicas, melhor será o desenvolvimento da criança ao crescer. Veja mais a seguir:
Porque a estimulação musical é importante para os bebês
Já deixamos claro que a música faz bem para bebês e quanto mais cedo ela for introduzida no ambiente dos pequenos, maior será sua capacidade para aprender. Afinal, as crianças vivem em ambientes repletos de palavras novas que ainda não aprenderam e o ato de ouvir canções promove um desenvolvimento da fala mais acelerado.
Os pais podem deixar seus filhos ouvirem músicas infantis enquanto os pequenos se divertem brincando assistindo as imagens que acompanham esses sons na televisão. Ademais, a música presente na creche e no jardim de infância auxilia a criança em prol de um desenvolvimento melhor.
Apesar disso, as músicas mais adequadas são as infantis que imitam sons de animais, da natureza e da amizade que estão sempre ensinando a fazer o bem e que são facilmente gravadas na memória dos pequenos. Quem não lembra até hoje, mesmo tantos anos depois, de canções infantis da nossa época? Isso é um sinal da importância que essas letras têm em nosso desenvolvimento.
Quando a criança pode usar instrumento musical?
Desde a pré escola, outra dica para estimular o desenvolvimento da criança é que ela tenha acesso aos instrumentos musicais. Afinal, o aprendizado com elementos como baterias ou instrumentos de sopro podem ser induzidos pelos professores para estimular o desenvolvimento dos seus filhos.
Os instrumentos que demandam menos destreza motores são ideais para ensinar às crianças durante os primeiros meses de vida. Com o passar dos anos, o bebê vai ganhando mais controle motor e pode aprender instrumentos mais complexos.
Antes dessa fase de aprendizado, as aulas mais indicadas são aquelas de iniciação musical, pois ali a criança vai aprender sons e músicas que contribuirão para o desenvolvimento intelectual através das músicas.
Quando se estimula as crianças com instrumentos musicais, todo o cérebro também é estimulado e, logo, seu filho vai estar lendo partituras como se fosse uma leitura comum. Desse modo, além de aguçar a visão do bebê, o contato com a música vai estimular diversas conexões cerebrais importantes para o desenvolvimento dos pequenos.
Apesar disso, nem toda criança deseja interagir com instrumentos, portanto, não adianta forçar caso perceba que essa não é a “praia” do seu filho. Alguns gostam de canções e de danças, mas se interessam menos pela produção delas, apesar de apreciarem as músicas prontas.