Moradores residentes de municípios atingidos por chuvas como os da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo foram habilitados para o saque. Saldo positivo e não ter feito a solicitação nos últimos 12 meses, são as condições.
O valor máximo para retirada é de R$ 6.220, no entanto, o prazo para saque de alguns municípios já expirou. Alguns municípios da Bahia e de Minas Gerais tinham datas de pagamento para março.
Municípios que ainda estão no prazo de pagamento
A seguir, veja quais cidades vão liberar o saque do FGTS:
- Minas Gerais – Aimorés, Cataguases, Mateus Leme, Ponte Nova e Tocos do Moji;
- Rio de Janeiro – Angra dos Reis, Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Nova Iguaçu e Petrópolis;
- Espírito Santo – Alegre e São Miguel da Palha;
- São Paulo – Avaré, Campo Limpo Paulista, Capivari, Embu das Artes, Franco da Rocha, Jaú e Monte Mor.
A lista completa com os municípios atingidos por chuvas que foram habilitados para sacar o FGTS está disponível foi disponibilizada pela Caixa. Acesse o link e confira as informações: Municípios Habilitados e com Saque Vigente.
Como solicitar
Não será necessário ir até a uma agência da Caixa para realizar a solicitação do saque. Pelo aplicativo do FGTS, os moradores estão aptos para fazê-la. Acompanhe o passo a passo:
- Acesso o aplicativo com seus dados cadastrais;
- Selecione a opção “Meus Saques” e, em seguida, “Outras situações de saque”;
- Toque em “Calamidade pública” e informe em qual município você mora;
- Os documentos solicitados que precisam ser enviados para finalizar a solicitação são: foto de documento de identidade (RG, CNH ou passaporte) e comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Em caso do comprovante de residência estar em nome de cônjuge ou companheiro (a), será necessário enviar também a Certidão de Casamento ou a Escritura Pública de União Estável.
- Após essa etapa, no aplicativo selecione a opção para creditar o valor em uma conta da Caixa ou de qualquer outra instituição.
- Por fim, envie a solicitação.
A Caixa informa que o prazo para retorno da análise e crédito em conta, se aprovado, é de cinco dias úteis.
Outras ações da Caixa
De acordo com o banco, os contratos de financiamento habitacional aderidos pelos moradores dos municípios atingidos por chuvas terão uma pausa de até 90 dias, após solicitação na agência.
Além disso, a Caixa dará suporte aos clientes que desejarem acionar o seguro habitacional e os procedimentos de indenizações. Disponibilidade de arquitetos, engenheiros e ações de apoio aos municípios, são ações da Caixa.
“As prefeituras terão o apoio técnico da Caixa para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde e escolas, dentre outras de grande impacto para a população”, disse o banco.
Canais de atendimento
Alguns dos canais da Caixa Econômica são o WhatsApp Caixa (0800 104 0104), Internet Banking Caixa e os aplicativos Caixa Tem, Habitação CAIXA, FGTS, Auxílio Brasil, dentre outros.