Muita gente no Brasil ainda está tentando se adaptar a uma série de novidades na pandemia. A maioria delas, no entanto, não são boas. Para muita gente, por exemplo, o salário caiu. E o fato é que essa não é uma realidade só nossa.
De acordo com uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e média salarial dos trabalhadores do mundo inteiro caiu. A pesquisa mostra que houve uma média de redução de 6,5% em todos os empregos do planeta.
Para chegar nesse número, a OIT realizou uma pesquisa amostral em 28 países com as mais diferentes características. Em pelo menos dois terços deles, a média salarial caiu muito. E a situação não é muito boa no restante dos países.
É que nesse um terço que restou, os países não registraram um aumento de salário real, mas um aumento artificial. É que como esses países demitiram muitas pessoas que já recebiam pouco, esses salários mais baixos deixaram de entrar na soma geral.
Outro dado importante da OIT é que essa redução média de salário está atingindo mais as mulheres do que os homens. Considerando apenas as trabalhadores, a média de redução mundial seria de 8,1%. Dessa forma, é uma taxa maior do que a média do universo completo.
Salário no Brasil
Especificamente no Brasil não há nenhum tipo de pesquisa mais abrangente para observar o comportamento salarial dos trabalhadores. Seja como for, sabe-se que a situação aqui não está muito diferente da que se vê no resto do mundo.
De acordo com os dados de pesquisas importantes, cerca de 38 milhões de pessoas por aqui estão dependendo exclusivamente do Auxílio Emergencial. A tendência é que essas pessoas fiquem sem nenhuma renda a partir de janeiro de 2021.