Atualmente, o empreendedorismo tem tido um aumento significativo e o mundo dos negócios deu uma reviravolta para quem deseja vender em Marketplaces. Isso acontece, porque lojas virtuais estão cada vez mais lucrativas e em alta.
Assim como a vida do empreendedor, a do consumidor também está cada vez corrida e, com isso, sair de casa para bater perna de loja em loja está ficando menos vantajoso.
Por outro lado, praticamente todo mundo têm um celular ou um computador em mãos. Sendo assim, vender em Marketplaces possibilita que seu cliente te ache com apenas um clique.
De antemão, preparamos um conteúdo exclusivo para você com todas as vantagens de vender em Marketplaces e algumas dicas também. Confira!
Diferenças entre vender em Marketplaces e e-commerce
Muitas pessoas têm dúvidas se existem diferenças entre vender em Marketplaces e no e-commerce, pois são modelos de lojas virtuais. No entanto, cada modelo utiliza plataformas diferentes.
Marketplace:
O modelo de vendem em Marketplaces surgiu no Brasil em 2012 e, portanto, é considerado novo. Apesar disso, se tornou muito popular e uma excelente forma de negócio para quem deseja vender online.
Acima de tudo, é importante lembrar que esse modelo de negócio, funciona como um Shopping virtual, onde existem diversas lojas em uma mesma plataforma. Podemos citar exemplos como a Shopee e o Mercado Livre.
Há, portanto, uma ampla concorrência, mas também é uma forma mais prática e econômica, pois basta anunciar e pagar comissões à plataforma para começar a vender.
E-comerce:
O e-commerce, por sua vez, é também uma loja virtual, porém o site é próprio da loja. Com isso, o próprio dono da loja, o empreendedor, fica responsável pela manutenção da loja, administração e por tudo que envolva a via cliente e produto.
Temos exemplos muito conhecidos de empreendedores que cresceram com o e-commerce, como Pernambucanas, lojas Renner, Nike, Adidas, entre tantos outros.
No entanto, para microempreendedores ou empreendedores que ainda estão começando no ramo, também há um espaço enorme no mercado virtual e muitas plataformas de fácil acesso para iniciar o site.
O que é necessário para vender em Marketplaces?
Alguns cuidados são necessários para vender em Marketplaces, como a documentação, por exemplo. Antes de mais nada, é preciso realizar um cadastro nas plataformas para começar o negócio de vendas online.
Por outro lado, alguns modelos possibilitam que empreendedores que estão começando e ainda possuem um pequeno número de vendas, comece seu cadastro com o CPF, como é o caso da Shopee e Mercado Livre, por exemplo.
Já em outros modelos, é necessário ter um CNPJ ativo e atualizado para a emissão de notas fiscais, como é o caso das Americanas Marketplace, por exemplo.
Com isso, cada um precisa avaliar qual modelo é melhor para o momento em que está vivendo na empresa.
Quais são as vantagens de vender em Marketplaces?
Primeiramente, é importante ressaltar que os Marketplaces ajudam, e muito, os empreendedores que estão iniciando seu negócio. É uma forma de conquistar clientes, sem ter que se preocupar com muitos processos.
Além disso, também garante um aumento nas vendas e alcança consumidores de todo o canto do Brasil e até do mundo. Contribui também para que o empreendedor conheça melhor seu público alvo, analisando a concorrência.
Outro ponto importante é o investimento baixo em Marketing. Caso o empreendedor queira, ele pode comprar tráfego pago para alavancar suas vendas, mas mesmo sem isso, através de um SEO bem feito em seus anúncios, ele pode alcançar vários potenciais compradores ao redor do mundo.
Do mesmo modo, também é mais fácil o processo de compra e venda, pois a própria plataforma para vender em Marketplaces possui um sistema integrado onde toda a negociação é feita automaticamente.
Mas, é importante não deixar de lado o compromisso com o bom atendimento e o pós-venda. Com isso, estar à disposição do cliente no chat e para sanar todas as dúvidas é fundamental.
Para finalizar, essas plataformas evitam toda a burocracia que o vendedor teria em um site próprio com integração de contas, meios de envios, códigos e outras funcionalidades que, com certeza, dariam mais dor de cabeça para quem está começando.
O mundo dos negócios não para de crescer e evoluir e para quem deseja começar vendendo em Marketplaces, basta avaliar qual a melhor plataforma para seu nicho e seu momento.
Eu tenho bastante moedas para vender se a alguém quiser só chamar no WhatsApp 51980605104
Tenho umas moedas bem antigas gostaria de vende