O mundo desperdiça todos os anos quase um bilhão de tonelada de alimentos. Ao mesmo tempo, mais de 700 milhões de pessoas passam fome todos os anos em todos os países do planeta. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU).
Esses dados estão no Relatório Sobre o índice de Desperdício de Alimento. Trata-se portanto de um documento anual da ONU. De acordo com os números, o mundo desperdiçou em 2019, cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos.
E não pense que eles consideraram ossos ou cascas. Esse é o número da soma daquilo que se considera partes comestíveis. De acordo com a ONU, uma simples melhoria da logística ajudaria a levar esses alimentos para quem mais precisa.
O Relatório viu dados de 54 países do planeta. Mas a pesquisa tem um caráter amostral, logo ela representa a realidade do mundo inteiro. E não é uma realidade muito promissora. Isso porque a tendência, ainda de acordo com a ONU, é de piora.
A ONU disse ainda que esse é um problema de todos os países. Seja rico ou pobre, os números apontam para um grande desperdício em todos eles. Seja como for, a situação nos países mais ricos é pior, já que eles costumam desperdiçar mais alimentos.
Alimentos
O desperdício de alimentos é uma das maiores preocupações da ONU neste momento. De acordo com o relatório, isso seria um problema ambiental, social e econômico. Os pesquisadores pediram ajuda dos líderes internacionais para mudar esse panorama.
No Brasil, por exemplo, uma pesquisa recente mostrou que cinco em cada 10 moradores de favelas está diminuindo a compra de comida. De acordo com os dados do Instituto Locomotiva, a média atual é de duas refeições por dia para essas pessoas.