Uma multidão se reuniu na frente da Casa Branca, em Washington, nesta quarta-feira (6). De acordo com os manifestantes, o objetivo é “impedir a eleição de Joe Biden”. É que o Congresso deverá certificar a vitória do democrata dentro de algumas horas.
Normalmente, esse processo de certificação é só uma formalidade. Mas como Donald Trump ainda não aceitou a derrota, a tendência é que o processo se arraste. Basta que um deputado e um senador discordem do resultado para que a eleição fique suspensa.
Mas não é uma suspensão longa. A cada suspensão, o processo de discussão deve durar no máximo duas horas e aí as duas casas votam. Tanto o Senado como a Câmara. E é aí que a insistência de Trump tende a não dar em nada.
Isso porque a Câmara é de maioria democrata. Então a tendência é que eles não votem contra o resultado da eleição em que Joe Biden venceu. Aliás, é provável que nem o Senado, de maioria republicana, siga com essa insistência.
Mas quem está do lado de fora na grande manifestação aparentemente não quer saber disso. Mais cedo, o filho de Trump, Eric Trump, falou para a multidão. “Alguém aqui realmente acha que Joe Biden venceu essas eleições?”, perguntou ele.
Ele seguiu. “Eles podem mentir; eles podem trapacear; podem roubar. Meu pai iniciou um movimento e este movimento nunca, jamais morrerá”, completou o filho do presidente para uma multidão que o aplaudia.
Multidão em protesto
Essa é a última tentativa de Trump de reverter o resultado das eleições. Ele já tentou recontagem, anulação e suspensão do resultado. Já acionou os secretários de estado e até a Suprema Corte. Mas absolutamente nada deu certo para o republicano.
De acordo com as informações oficiais, a reunião do Congresso que deve certificar Biden como presidente dos Estados Unidos deve acontecer a partir das 15h, pelo horário de Brasília. A emissora CNN Internacional vai transmitir o evento para o Brasil.