Seja em casa com a esposa, irmãs ou amigas, a comparação de quem gosta ou consome mais doce, sempre acaba indicando a mulher, certo?! E este fato não é só uma convicção, afinal, as pesquisas já comprovam.
É o que diz a pesquisa de campo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo, a qual abordou mais de cinco mil pessoas. De acordo com os resultados, o consumo de açúcar chega a ser maior, cerca de 53% entre as mulheres em relação aos homens.
E afinal, o que explica isso? E a resposta é bem clara, os hormônios, tanto é, que durante alguns ciclos da vida da mulher, onde há picos e quedas hormonais, o consumo acaba sendo maior ou menor, como acontece, por exemplo, na Tensão Pré-Menstrual (TPM).
Hormônios X doces
Este consumo mais acentuado por doce entre as mulheres tem relação direta com os hormônios.
Isso porque, durante os vários ciclos da vida, a mulher sofre grandes alterações hormonais e o corpo, busca no açúcar a compensação dessas quedas, já que elas influenciam também na geração de neurotransmissores.
Dentre os alimentos que mais ajudam na produção desses neurotransmissores está o chocolate, o que explica a preferência mundial.
Outro fator que contribui com esse alto consumo é o próprio ciclo viciante do açúcar, ou seja, o corpo busca uma compensação para queda de hormônios e produção de neurotransmissores através da ingestão de doce, entretanto, o alimento acaba o viciando.
Por que o açúcar vicia?
O açúcar é absorvido rapidamente pelo organismo, o que faz o corpo entender que necessita de mais e mais da substância, que também libera durante seu consumo, hormônios como a serotonina e dopamina, que são responsáveis pela sensação de prazer, bem estar e recompensa.
O que fazer?
Para quem não resiste a um docinho após as refeições, saiba que o equilíbrio é tudo. Tanto na quantidade, como também, na escolha de qual doce comer.
Chocolates com alto teor de cacau, como por exemplo, os 70% são alternativas consideradas mais saudáveis para substituir as sobremesas convencionais.
Além disso, hoje existem no mercado diversos tipos de doces funcionais, que não tem açúcar branco e nem farinha refinada em sua composição.
Geralmente, eles são compostos por ingredientes naturais e nutritivos, que vão garantir não só prazer, mas também, benefícios à saúde.
Malefícios do açúcar
E é claro, que vale a pena destacar os prejuízos que o açúcar pode trazer à saúde.
Além de não acrescentar nenhum nutriente, este elemento também aumenta o risco de desenvolver diversas doenças. Veja alguma delas:
- Obesidade
- Diabetes
- Hipertensão
- Colesterol alto
- Gordura no fígado
- Gastrite
- Câncer
- Cáries nos dentes
- Problemas cardiovasculares
Diante disto, o ideal é manter o equilíbrio quando se trata do consumo de doces. Lembrando que o paladar e preferências gustativas são mutáveis, investir em novos hábitos como consumo de frutas e doces funcionais pode ser a melhor alternativa.
Buscar auxílio profissional também pode ajudar a lidar melhor com a vontade excessiva de comer doces.
Veja mais: Substitutos para o leite: Tofu e soja são ricos em cálcio