A participação das mulheres na cobertura de benefícios previdenciários apresenta constante crescimento ao longo dos últimos anos.
A saber, dados de 2022 mostram que as mulheres representam 57,9% da concessão dos benefícios, totalizando 18,7 milhões de mulheres titulares em repasses ativos em todo o país.
Já em relação ao ano anterior, houve um crescimento de mais de 106 mil benefícios.
Comparando com 2002, 20 anos atrás, houve um crescimento de mais de 200 mil benefícios. Portanto, isso é um reflexo, sobretudo, do aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho.
Como gerar o EXTRATO INSS para o Imposto de Renda 2023? Veja o passo a passo
Benefícios previdenciários
Atualmente, 31,7 milhões de mulheres contribuíram ao menos uma vez no ano para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que corresponde a 46% do total de contribuintes.
Em média, foram 24,6 milhões de mulheres contribuindo mensalmente para a Previdência Social, das quais 18,6 milhões na categoria de empregados.
Ainda mais, em relação ao estoque de benefícios previdenciários, foram registradas 11,4 milhões de aposentadorias, o que representa 51% do total desses benefícios.
Esse número apresenta um crescimento de 331,8 mil aposentadorias em comparação com 2021.
Quanto às pensões, havia 6,6 milhões de benefícios destinados às mulheres, 79,6% do total desses benefícios.
Considerando os auxílios e demais benefícios previdenciários, foram 18,7 milhões de repasses ativos pertencentes às mulheres, o que representa 57,7% do total de benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), crescimento de 510,5 mil em relação ao ano anterior.
Sobre as concessões de benefícios, 639,1 mil aposentadorias foram concedidas para mulheres em 2022, 47,9% do total de concessões de aposentadorias. Quanto às pensões, foram concedidas 349,8 mil, o que representa 73,1% do total de concessões desse benefício. De salário-maternidade, 627,9 mil benefícios foram concedidos às mulheres que trabalham por conta-própria. No total, foram 2,6 milhões de concessões de benefícios para as mulheres, crescimento de 106,1 mil benefícios concedidos comparado com 2021.
Veja também: MERENDA ESCOLAR: Reajuste será anunciado nesta sexta-feira (10); saiba mais
Igualdade salarial
O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, participou nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, de cerimônia no Palácio do Planalto, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um pacote de ações com a finalidade de assegurar os direitos das mulheres.
Entre as medidas, está um Projeto de Lei para garantir a igualdade salarial para homens e mulheres que exercem a mesma função.
A saber, o projeto, já assinado pelo presidente, segue agora para aprovação no Congresso Nacional.
Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência
Confira ainda: Como pedir o NOVO CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA? Veja aqui