A saber, a Receita Federal alardeou aos quatro cantos que as pessoas que optaram pelo sistema de envio de declaração pré-preenchida terão prioridade na restituição do Imposto de Renda 2023. Dessa forma, pelo menos de acordo com os últimos dados oficiais, essa prioridade não foi realmente cumprida. Apenas uma minoria dos que optaram por esse sistema já recebeu esse saldo.
Antes de mais nada, uma declaração pré-preenchida é um tipo de documento que possui muitas informações já preenchidas automaticamente. Assim, o cidadão só precisa confirmar as informações que já foram dadas no documento e preencher tudo o que estiver faltando. Na prática, isso significa que o contribuinte tem menos trabalho.
Restituição do Imposto de Renda 2023
Primeiramente, as restituições do Imposto de Renda deste ano de 2023 começaram a ser pagas no último dia 31. Vale lembrar que segundo a Receita Federal, os cidadãos que enviassem a declaração pré-preenchida teriam prioridade no recebimento desse saldo. Entretanto, pelo menos no 1º lote, viu-se que apenas 5% dos contribuintes que receberam o dinheiro faziam parte desse grupo.
Diante disso, já não são poucos os que estão cobrando mais agilidade da Receita Federal para atender esse público específico. Segundo dados do fisco, quando anunciaram que essas pessoas teriam prioridade, o total de cidadãos que optaram pelo sistema pré-preenchido saltou de 2,9 milhões no processo em 2022 para 9,8 milhões em 2023. Alta de 70% .
Por que é necessário esperar?
Acima de tudo, a principal dúvida é: se o cidadão optou pelo sistema de laudos pré-preenchidos, por que não recebeu o reembolso do primeiro benefício pago em 31 de maio? Resumindo, a Receita Federal explica que o fato de um cidadão ter prioridade não significa necessariamente que ele poderá receber o saldo no primeiro pagamento.
Cabe então salientar que existe uma ordem de prioridades que as autoridades fiscais devem respeitar. É usado em basicamente todos os pagamentos. Portanto, no primeiro lote, a ordem foi a seguinte:
- Idoso;
- Pessoas com doenças graves;
- Deficientes;
- Professores;
- e contribuintes que utilizaram formulário pré-preenchido e/ou optaram pelo reembolso do Pix (novidade desta temporada);
- Outros contribuintes entram nesta fila por último.
Nesse sentido, é possível observar que as pessoas que enviaram a declaração pré-preenchida estão no grupo prioritário, mas seguem uma série de outros grupos considerados ainda mais prioritários. Isso explica porque muitos deles ainda não conseguiram o saldo em questão.
Outros pagamentos que ocorrerão
Além disso, quem não recebeu o saldo da restituição até 31 de maio terá mais quatro oportunidades ao longo do ano. Aliás, o próximo lançamento está previsto para o final deste mês e deve ser lançado no dia 30 de junho. Agora, espera-se que mais pessoas que optaram pelo sistema de retornos pré-preenchidos recebam dinheiro em sua conta.
Confira a ordem do lote abaixo:
- 1º lote: 31 de maio (já foi pago);
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Veja mais sobre o lote da restituição do Imposto de Renda 2023
Anteriormente à liberação do dinheiro do segundo lote de restituições, no dia 30 de junho, a Receita Federal liberará a consulta. Sendo assim, segundo o fisco, os contribuintes poderão realizar a apuração a partir desta sexta-feira (23), a partir das 10h.
Isso significa que você não precisará sair de casa para conferir se seu nome está entre os selecionados para este segundo turno. Então, basta acessar o site oficial da Receita Federal e ir na opção Meu Imposto de Renda. Se o cidadão estiver entre os selecionados, espere mais uma semana antes de receber o saldo.
Do mesmo modo, o depósito é feito na conta indicada pelo contribuinte na declaração de imposto de renda. Cidadão que optaram por receber o saldo através do Pix, a liberação será feita utilizando a chave que foi fornecida na documentação.