Nem sempre a profissão ou emprego que escolhemos representa aquilo que queríamos para a nossa vida ou carreira. Ou então, pode acontecer de o sonhado emprego simplesmente não se encaixa mais no nosso momento atual. Sendo assim, nada mais justo do que trocar de emprego ou de área. Portanto, hoje, o Brasil 123 te trará 4 dicas para mudar de carreira de forma inteligente. Confira as dicas a seguir.
4 Dicas para mudar de carreira
Chega uma hora em que as coisas que antes nos traziam felicidade perdem, de repente, totalmente o sentido.
No trabalho, não é diferente e, quando isso acontece, é preciso parar, analisar e partir para um novo rumo. Desse modo, veja algumas dicas de como passar por essa transição de forma mais tranquila.
1 – Escolha algo que te faça feliz
É muito provável que sua primeira escolha de emprego ocorreu por conta da remuneração. Isso acontece porque, infelizmente, somente uma parcela muito pequena da população pode escolher, no início da vida profissional, a área que realmente gosta.
Por isso, aproveite a sua experiência, faça uma autoanálise e busque saber o que te faz bem, além de conhecer a rotina que te deixaria muito feliz. Procure trabalho em áreas como:
- Festas e eventos
- Artesanato
- Bolos e doces gourmet
- Atendimento personalizado
- Consultorias
- Dar aulas
2 – Prepare o terreno antes da mudança
Mesmo que você já possa estar esgotado e triste com a sua profissão, pedir as contas e mudar repentinamente de área pode não ser uma boa ideia. Isso porque alguns fatores influenciam diretamente no sucesso de uma nova carreira, como:
- Reserva de emergência financeira
- Contas em dia
- Apoio familiar
Realizar esta transição, mantendo seu emprego atual, é o melhor dos cenários. Por isso, o fim do vínculo deve acontecer até a total estabilização em um novo negócio.
3 – Nunca deixe de estudar
Independentemente da sua área de atuação, estudar deve ser algo constante em sua carreira. Então, busque sempre se atualizar, ler artigos e participar de aulas que possam enriquecer seu conhecimento.
Apesar do que foi dito aqui, nunca aprenderemos tudo, mas o máximo que conseguirmos já nos colocará à frente no mercado de trabalho. Dessa forma, atualmente, a internet disponibiliza muita coisa gratuita a um click de distância. Você pode procurar por:
- Webinars
- Vídeo-aulas
- Conteúdos relevantes
- Canais especializados
4 – Faça Networking
Busque contatos em sua nova área e frequente feiras e encontros relacionados à nova profissão.
Além disso, seja visto, compartilhe seu trabalho e conteúdo nas redes sociais e peça ajuda aos amigos e parentes para divulgar e propagar sua nova profissão. Uma consultoria de carreira pode ajudar em sua direção para que a transição seja mais tranquila. Estabeleça também metas para que a transição seja mensurável e reflita sobre tópicos como:
- Quanto tempo tenho para me estruturar?
- Por quanto tempo posso investir em uma nova carreira sem ter um retorno financeiro?
- Como quero estar daqui a 1 ano? Daqui a 2 anos? Daqui a 3 anos?
- Atualmente, quanto tempo posso dedicar a esse projeto?
- Quanto tempo vou passar a dedicar ao projeto após a transição?
Feito tudo isso, levante todas as hipóteses e pense em todas as possibilidades, inclusive na de dar tudo errado. Por fim, pese os prós e contras e, sentindo-se seguro, aí sim, tome a sua decisão.