A carreira que escolhemos vai influenciar em todos os âmbitos da nossa vida até a aposentaria. Por isso, é muito importante escolher bem a profissão e questionar se ela tem algum tipo de significado para nós. No entanto, isso não significa que você precise acertar de primeira, muito pelo contrário. Você não só pode, como deve mudar de carreira quando ela se tornar insatisfatória.
O nosso ambiente de trabalho normalmente é onde passamos a maior parte do dia durante a semana. Então, ele vai ser determinante para moldar nosso humor, nossas relações e sentimentos de realização pessoal. Sendo assim, confira hoje, aqui no Brasil 123, quando considerar mudar de carreira.
Quando devo considerar mudar de carreira?
Existem alguns sinais importantes a respeito desse tema. Então, para te ajudar a identificá-los corretamente, separamos algumas informações e dicas.
Desânimo e tédio com o trabalho
É notável quando todos os dias surge aquele desinteresse e falta de energia pouco antes de ir trabalhar e esse é um sinal de que o seu trabalho já não está te agradando mais. Então, normalmente, pode surgir uma angústia quando se chega no ambiente da empresa e uma mudança de humor drástica (como felicidade ou alívio) ao sair.
Dica: atente-se aos seus próprios hábitos de reclamar. Isso porque, provavelmente, eles serão frequentes e por vários motivos: chefe, colegas, situações estressantes e consideradas desnecessárias.
Falta de reconhecimento profissional e desvalorização no mercado
Reconhecimento é algo que sempre nos motiva a continuar e, exatamente por isso, o inverso também acontece. Entretanto, também pode não haver reconhecimento nosso nem por nós mesmos e é nesse lugar que mora o maior problema.
Não se identificar com o trabalho e não reconhecer seus esforços é um grande indicativo de que você precisa mudar de carreira. Isso pode ocorrer se você sentir que aquela função não faz mais sentido. Além disso, claro que a mudança também pode ser por causa do outro, e saiba que esse também é um motivo legítimo.
A ausência de reconhecimento do seu chefe, por exemplo, gera desvalorização salarial e, com isso, você pode ficar estagnado e estar “por aí” anos sem ser promovido. Assim, isso impede que você aumente despesas para viver um pouco melhor e, ainda, a colocar em prática seus objetivos pessoais.
Dica: atente-se se você costuma conversar sobre o trabalho, se esse é um assunto empolgante e, PRINCIPALMENTE, se ele está afetando sua saúde mental. Assim, essas conversas podem, inclusive, servir de gatilho para criar um estado de humor mais deprimido ou ansioso.
Sobrecarga de trabalho
Seu trabalho está extremamente cansativo e, por consequência, está afetando outros afazeres e sua relações com amigos e família? Então, é preciso considerar essa mudança de carreira com mais urgência.
Tarefas incompatíveis com suas habilidades
Observe se você consegue exercer suas potencialidades no seu ambiente de trabalho. Isso porque todos temos coisas que sabemos fazer melhor do que outras e é preciso explorar isso para que o trabalho promova realização.
Sendo assim, agora que você sabe quando considerar mudar de carreira, avalie sua situação e sua posição no momento atual. Por fim, veja também se é necessário fazer uma mudança.