Todo motorista já passou pelo processo de obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que é longo e burocrático. Primeiro, o condutor faz aulas teóricas sobre o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seguida, realiza a prova teórica e a simulação. Depois, passa para as aulas práticas antes de fazer a prova prática.
Os custos desse processo variam conforme o estado, mas a média é de cerca de R$ 3 mil. Além disso, é necessário renovar a CNH após um determinado período para continuar dirigindo. Caso contrário, não poderá usar a carteira de motorista.
Contudo, há um Projeto de Lei (PL) em discussão que propõe mudanças nas regras de renovação. Entenda melhor a seguir.
Projeto de Lei quer mudar regras para renovar a CNH
Primeiro, é importante destacar que renovar a CNH é algo que todos precisam fazer. O tempo de validade da carteira depende da idade do motorista. Se você tem entre 18 e 49 anos, a CNH vale por 10 anos. Entre 50 e 69 anos, vale por 5 anos. E se você tem 70 anos ou mais, a validade é de 3 anos.
Se você usa sua CNH apenas para fins pessoais, não precisa passar pelo teste psicológico ao renová-la. Mas se a usa para fins comerciais, como transportar passageiros, o teste é obrigatório. Essa regra existe para garantir mais segurança no trânsito.
Existe um Projeto de Lei no Congresso Nacional que propõe tornar o exame psicológico obrigatório para todos os motoristas na hora de renovar a carteira. Portanto, isso afetaria apenas aqueles que atualmente não precisam fazer o teste.
O autor do PL é o senador Davi Alcolumbre, e o senador Fabiano Contarato deu um parecer favorável a ele. No entanto, as mudanças ainda não foram aprovadas e passam por um processo burocrático que envolve votações no Senado e na Câmara dos Deputados, além da avaliação do presidente da República, que pode aprovar ou vetar a lei. Portanto, ainda não é certo se essas mudanças entrarão em vigor.
Veja também: Vai tirar a CNH? Confira 5 erros no teste psicológico que podem fazer você reprovar
Polêmica do preço
Obter a CNH já é caro e renová-la também tem seus custos. Assim, se o PL for aprovado, a renovação da carteira de motorista ficará mais cara, o que impactará financeiramente muitos brasileiros.
No entanto, isso pode resultar em estradas mais seguras e menos acidentes no trânsito.
Por que o teste psicológico é importante para renovar a CNH?
Com a nova lei, o objetivo é assegurar que os motoristas continuem mentalmente preparados para lidar com situações complicadas no trânsito.
Dessa forma, é relevante destacar que o teste psicológico para renovar a CNH avalia aspectos como lógica, memória, concentração e atenção. Esse teste é conduzido por examinadores de trânsito em colaboração com psicólogos do Detran.
Ademais, é importante notar que, se a lei for aprovada, os motoristas terão que agendar o teste por conta própria.
Veja também: Novidade INCRÍVEL sobre a CNH; confira
Cuidado: veja 10 infrações que levam à suspensão direta da carteira de motorista
Segundo dados do Registro Nacional de Infrações (Renainf), em junho de 2023, ocorreram 6.803.472 autuações com notificações de penalidade em todo o Brasil. Dessas autuações, mais de 155 mil casos resultaram em infrações que levam diretamente à suspensão da CNH. Isso significa que, se um motorista cometer apenas uma dessas infrações, terá sua habilitação suspensa.
A seguir, veja as 10 infrações mais comuns que resultam na suspensão imediata da CNH:
- Velocidade superior à máxima permitida: 64.519 autuações.
- Motocicleta sem capacete: 27.738 autuações.
- Recusa ao teste de alcoolemia: 23.842 autuações.
- Transporte de passageiro em motocicleta sem capacete: 16.100 autuações.
- Dirigir sob efeito de álcool ou substância psicoativa: 8.768 autuações.
- Manobras perigosas com veículo: 5.600 autuações.
- Ameaçar pedestres e outros veículos: 3.339 autuações.
- Malabarismo com motocicleta: 2.239 autuações.
- Transpor bloqueio viário policial sem autorização: 1.142 autuações.
- Forçar ultrapassagem entre veículos: 1.011 autuações.
Veja também: Saiba o que será preciso para RENOVAR a CNH em 2024!