Algumas mudanças nos concursos públicos estão deixando muitas pessoas preocupadas. E isso não é somente sobre aqueles que ainda pretendem concorrer, mas também para quem já foi aprovado em certames.
Isso porque o governo estuda aplicar diversas exigências e modificações para os chamados concurseiros, que podem dificultar bastante a entrada deles na carreira pública.
E se você quiser saber mais sobre esse assunto e que mudanças são essas, fique com a gente e leia até o final, pois vamos explicar.
Mudanças nos concursos públicos preocupam
O Ministério da Gestão e Inovação vem estudando dar apoio ao projeto de lei do Senado Federal, que propõe adicionar algumas regras aos concursos públicos. Além disso, esse mesmo projeto visa incluir instrumentos de avaliação adicionais às provas dos concursos, o que dificultaria ainda mais a aprovação.
A saber, o projeto de lei 2.258/2022 recebeu um substitutivo para o texto original, de 2000, e estipula algumas exigências e modernizações na aplicação dos concursos públicos.
Quais as mudanças que devem aparecer nos concursos públicos?
De acordo com o proposto pelo projeto de lei, essas são algumas das modificações que podem ser incluídas no certame são:
- Implementação de novos parâmetros de avaliação, com uso de ferramentas tecnológicas para análise;
- Provas escritas, orais, dissertativas, práticas e objetivas com foco específico na área de atuação da vaga do concurso;
- Desenvolvimento de testes físicos de habilidades relacionadas ao cargo pleiteado no concurso;
- Simulações de situações reais, como documentos e tarefas inerentes ao posto;
- Avaliações psicológicas, testes de higidez mental e psicotécnicos com profissionais especialistas na área.
Outra mudança significativa proposta na lei é a possibilidade de aplicar testes à distância, por meio de ferramentas digitais. Aliás, essa é uma das mudanças nos concursos públicos que pode ser mais complexa, pois exigiria a existência de um ambiente virtual à prova de falhas e de fraudes.
Mais adicionais aos concursos que estão preocupando os aprovados
Outra mudança significativa nos certames, caso o projeto de lei receba aprovação, é a exigência de formação prévia, ou seja, que o candidato passe por uma formação antes de assumir o cargo.
Inclusive, esse assunto é o que traz mais preocupação aos candidatos, mesmo aqueles que já passaram no concurso. Isso porque a etapa de formação viria depois da aprovação e, além dela, haveria uma prova final.
Desse modo, os candidatos que não conseguirem aprovação nessa prova, não poderiam assumir o cargo. Portanto, mesmo depois de conseguir passar no concurso, os candidatos ainda precisariam se preocupar com mais uma avaliação para conseguir o trabalho.
Inclusive, alguns concursos já adotam essa abordagem. Como por exemplo, o concurso do IBGE. Neste, após os candidatos passarem no certame, o instituto aplica aulas de formação e uma avaliação final.
E você, o que acha dessas mudanças nos concursos públicos? Deixe suas opiniões nos comentários e volte sempre aqui para se atualizar sobre esse assunto.