Empresas de cartão de débito precisam se atualizar a fim de competir com o Pix. Com isso, algumas mudanças ocorrerão.
Assim, nesse processo de alteração, o setor está investindo em ferramentas de segurança para competir com o Pix. A principal delas é a opção de reembolso, que não existe no sistema de transferências instantâneas.
Contudo, especialistas acreditam que o desafio será convencer os clientes de que o cartão de débito também pode ser uma boa opção.
Pix ou débito?
A indústria espera que as mudanças tornem a experiência de pagamento do cartão de débito igual à do Pix no ambiente virtual.
Ademais, vale lembrar que o Pix substituiu o boleto bancário e o débito nunca foi muito utilizado. A segurança das transações pode ser um fator atrativo, já que o setor está mais avançado nesse aspecto.
Durante o 16º Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP), o presidente da Mastercard no Brasil, Marcelo Tangioni, explicou ao Estadão/Broadcast que no Pix, quando o dinheiro é debitado da conta, é preciso contar com a colaboração do estabelecimento comercial para fazer a devolução. Já no cartão, o contato é feito diretamente com o banco, o que é fundamental, especialmente no ambiente virtual.
E também, segundo o mercado, os mecanismos do Pix para reembolso em caso de transferência indevida ou fraude são menos ágeis. Já nos cartões de crédito e débito, tanto os bancos emissores quanto as bandeiras possuem ferramentas detectoras de fraude. Além disso, é possível solicitar estorno de compras.
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Novas funcionalidades do cartão de débito
O setor pretende finalizar os ajustes nos novos mecanismos do cartão de débito em abril e começar a divulgá-los para clientes e comerciantes a partir de maio.
Contudo, será nesse momento que se saberá se os consumidores estão dispostos a dar uma nova chance ao débito, que teve um crescimento menor que outras modalidades de cartões no país no ano passado.
Boanerges Ramos Freire, consultor e presidente da Boanerges & Cia, afirma que é compreensível e até mesmo louvável que o setor esteja buscando tornar o cartão de débito mais competitivo. No entanto, convencer o consumidor não é tarefa fácil, pois ele não se convence apenas com argumentos, mas sim quando tem a oportunidade de avaliar e comparar, como ocorreu com o Pix.
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Aposta na segurança
A segurança com certeza é um fator que pode atrair os consumidores para usar o cartão de débito.
No entanto, o comércio também precisa ser incentivado a continuar oferecendo esse método de pagamento.
Assim, se os consumidores desejarem pagar com o cartão de débito e o recurso for creditado no estabelecimento mais rapidamente, tanto o consumidor quanto o varejista serão estimulados a continuar usando esse meio de pagamento.
Além disso, no próximo ano, a indústria de cartões pretende lançar a liquidação financeira das transações com cartões no mesmo dia, o chamado D+0. Atualmente, são necessários dois dias para que o pagamento seja efetuado. Como o Pix oferece crédito instantâneo, muitas empresas têm oferecido descontos para incentivar os clientes a usar essa modalidade de pagamento.
Novo débito
No “novo débito”, será estabelecido um limite de até R$300 por compra no débito sem senha, acima dos R$200 permitidos nas transações por aproximação, que também dispensam o uso de senha.
Lembrando que atualmente o Pix é o meio mais utilizado para pagar pequenos valores. Por isso, os cartões de débito querem oferecer opções atrativas e que deem benefícios e mais facilidade aos clientes.
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