Após um acordo milionário em um importante processo judicial, o iFood terá que realizar mudanças.
Lembrando que o iFood é o app de delivery mais popular do Brasil, e seu número de usuários aumentou significativamente durante a pandemia de Covid-19.
A seguir, saiba mais sobre as mudanças no iFood e como elas podem impactar você.
iFood é o app de delivery mais popular
De acordo com uma pesquisa realizada em 2023 pelo site Opinion Box, o iFood é o aplicativo de delivery mais popular do Brasil. Dessa forma, ele é preferido por 94% dos usuários habituais de aplicativos de entrega e é citado por 96% das respostas como o mais famoso. O Rappi ocupa o segundo lugar na lista, com 24% das citações, seguido pelo Zé Delivery (23%), AiQFome (7%) e CornerShop (6%).
Além disso, o iFood é o favorito dos brasileiros para pedir refeições e pratos em restaurantes (85%), produtos de supermercado (50%) e artigos de farmácia (34%). No entanto, quando se trata de pedidos de bebidas, o Zé Delivery lidera, com 63% das menções.
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Comidas mais pedidas
Ainda segundo a pesquisa do Opinion Box, os lanches são os alimentos mais pedidos no iFood. Eles representam 73% das preferências dos brasileiros, incluindo hambúrgueres e sanduíches, que ocupam o primeiro lugar no ranking. Os pedidos de jantar ficam em segundo lugar, com 51%. Além disso, o almoço (33%), itens de farmácia (28%), compras de mercado (20%) e bebidas alcoólicas (17%) também estão presentes no ranking.
Ademais, a pesquisa também revela que os usuários do iFood consideram as entregas grátis (57%), cupons de desconto (51%) e facilidade de uso (40%) como os principais atrativos na escolha de restaurantes dentro do aplicativo.
Quando o custo de entrega é muito alto, os usuários tendem a escolher outros restaurantes. Segundo a pesquisa, 79% dos usuários do iFood já desistiram de comprar por causa da taxa de entrega muito alta. Além disso, 52% afirmaram ter desistido de comprar em um restaurante específico devido às baixas avaliações.
Desse modo, a pesquisa confirma que restaurantes e lojas com avaliações ruins afastam clientes que ainda não os conhecem, e uma experiência de compra ou entrega ruim pode fazer com que o cliente pare de usar o aplicativo.
Novas mudanças no iFood
Após uma longa batalha legal, o iFood terá que investir milhões de reais para corrigir sérias falhas ocorridas durante a pandemia de Covid-19.
Assim, os representantes do iFood assinaram um acordo na última sexta-feira, 7 de julho, após uma investigação conduzida pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Trabalho em três inquéritos diferentes.
O processo judicial que levou a essas mudanças foi iniciado após a publicação da reportagem “A máquina oculta de propaganda do iFood”, pela Agência Pública. Essa matéria, divulgada em abril de 2022, revelou que agências de publicidade contratadas pelo iFood teriam se infiltrado em grupos de entregadores no WhatsApp e até mesmo enviado um agente “oculto” para desencorajar a mobilização dos entregadores, que estava crescendo durante o período de isolamento social.
Então, quais são as novas mudanças que o iFood terá que implementar após a assinatura do acordo? Bem, conforme as medidas estabelecidas no acordo, a plataforma deverá contratar um auditor especializado em direitos humanos e investir cerca de R$ 6 milhões em pesquisas relacionadas ao tema.
Dessa maneira, todas essas medidas procuram reforçar o compromisso do iFood com o trabalho dos entregadores e com os direitos humanos e trabalhistas dessa categoria.
Portanto, essas mudanças no iFood ocorrem devido à violação do direito à informação dos colaboradores e à desconsideração à liberdade sindical desses trabalhadores.
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Como isso irá impactar os consumidores?
Após o acordo judicial de investir R$ 6 milhões em pesquisas sobre direitos humanos, surgiram especulações de que o iFood poderia aumentar as taxas para os usuários.
No entanto, o Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela empresa esclarece que não haverá aumento nas taxas para cumprir o acordo.
Além disso, o processo também menciona que as taxas não devem ser aumentadas durante as greves dos entregadores.
Portanto, para os usuários do iFood, não se espera nenhuma mudança significativa.
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