O Governo preparou mais uma mudança no Ministério da Saúde. Agora, o novo Ministro da Saúde se chama Marcelo Queiroga. Ele é portanto o quarto a comandar a pasta no meio da pandemia do novo coronavírus no Brasil
Marcelo Queiroga é cardiologista e vem para substituir Eduardo Pazuello, que é da ala mais militar do Governo Federal. Pazuello durou no cargo por alguns meses e chegou a dizer recentemente que não estava saindo do Ministério. Mas saiu.
A emissora de TV norte-americana CNN lembrou que Queiroga será o quarto Ministro da saúde do Brasil na pandemia. Mas destacou mesmo as investigações de Pazuello. São investigações que avaliam o grau de culpa dele na falta de oxigênio em Manaus no início do ano.
O alemão Deutsche Welle disse que a saída de Pazuello acontece no “pior momento da pandemia no Brasil”, e usou ainda o termo “caótico” para definir esse momento por aqui. Foi o mesmo termo que o peruano El Comercio utilizou para definir a atuação de Bolsonaro na pandemia.
O Huffington Post disse que Pazuello foi um Ministro “fiel a Bolsonaro”. Disse ainda que ele costumava “se curvar ao que o Presidente queria” e lembrou que ele não era da área da saúde, o que causaria, de acordo com o site, espanto.
Ministro da Saúde
O Brasil começou a pandemia do novo coronavírus com Luiz Henrique Mandetta na frente da pasta. Mandetta assumiu o cargo no início do mandato de Jair Bolsonaro. Mas depois de divergências na condução do combate ao vírus, o Presidente decidiu trocar o comando.
Foi a vez portanto de Nelson Teich. Com perfil mais moderado, ele também irritou o presidente e saiu depois de um curto período no comando da pasta. Foi aí que entrou Pazuello e durou também apenas por mais alguns meses.
Leia Mais: Veja quem é Marcelo Queiroga, o novo Ministro da Saúde