Alguns clientes perceberam que a data de fechamento da fatura do cartão de crédito mudou, mas isso aconteceu sem aviso prévio dos bancos. Além disso, a maioria das instituições nega ter feito alterações recentes.
Se isso aconteceu com você, veja o que fazer a seguir.
Mudanças na fatura do cartão de crédito
Alguns bancos estão mudando a data de fechamento da fatura do cartão de crédito, o que pode levar os consumidores a se endividarem.
Entretanto, embora essa prática não seja ilegal, pois não há uma regra definida para o dia exato de fechamento da fatura, alterá-la sem comunicar o cliente violaria as normas do Código de Defesa do Consumidor, de acordo com Ione Amorim, coordenadora do programa de serviços financeiros do Idec.
Na prática, o cliente tem menos tempo para utilizar o cartão e pagar na fatura seguinte, o que geralmente era de cerca de 40 dias.
Desse modo, quando uma fatura é fechada, há um prazo até a data limite de pagamento, e durante esse período todas as compras são incluídas na fatura seguinte.
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Alterações no prazo
O assunto chamou a atenção quando uma influenciadora reclamou no LinkedIn que o banco Itaú reduziu o prazo entre o fechamento e o vencimento de sua fatura de dez para oito dias, sem uma comunicação adequada.
Outros bancos, como Santander e Inter, também fizeram o mesmo. Além disso, fontes do setor afirmam que o Nubank fez o mesmo no ano passado, e há postagens nas redes sociais que apontam isso, mas o banco nega.
No entanto, o Nubank diz que a fatura é fechada sempre sete dias antes da data de vencimento escolhida pelo cliente.
Assim, de acordo com a especialista Ione, o Idec inicialmente identificou casos isolados. Porém, após uma investigação mais aprofundada, descobriu informações que sugerem uma “prática silenciosa” por parte dos bancos. Por isso, o órgão pretende reunir esses casos para discutir a situação com o Banco Central e outras autoridades competentes.
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E se meu banco alterar a data da fatura do cartão de crédito?
Em primeiro lugar, o consumidor deve estar atento a essa prática e fazer reclamações no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) dos bancos e também no Banco Central, informando que não foi comunicado sobre mudanças nas datas de fechamento da fatura do cartão de crédito.
“É importante ficar de olho nas mudanças. Se ocorrerem, o consumidor deve contestar. Há vários atores no mercado e cada um faz o que acha correto; esse ambiente está bastante instável”, afirma Ione.
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Qual a melhor data para comprar no cartão?
A melhor data para fazer compras com o cartão de crédito é um dia após o fechamento da fatura. Por exemplo, se a fatura é fechada no dia 20, a melhor data para compras é no dia 21.
Assim, isso implica que as compras realizadas nesse dia só serão incluídas na fatura do mês seguinte, e o cliente terá cerca de 40 dias para efetuar o pagamento.
Entretanto, o desafio está em saber a data exata do fechamento da fatura. Alguns bancos fornecem essa informação no aplicativo, na seção de cartão de crédito. Porém, outros enviam SMS ou mensagens no próximo aplicativo indicando o melhor dia para fazer compras.
Dessa maneira, caso o cliente não saiba, ele tem o direito de receber essa informação, seja por telefone, nas agências ou com o gerente.
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