No dia Internacional da Mulher, foi divulgada uma mudança no bolsa atleta. A atualização desse benefício do governo, foi pensada para ajudar e proteger mulheres atletas durante a gestação. Essa mudança foi divulgada pelo Ministério do Esporte, em evento especial do dia 8 de março, com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quase 8 mil pessoas se inscreveram para receber o benefício do Bolsa Atleta no ano de 2023. Pensando em proteger e apoiar as mulheres gestantes que fazem parte (ou que farão parte) desse número, a mudança foi imposta. Confira agora!
Qual é a mudança no bolsa atleta?
A ministra a Ana Moser confirmou que o auxílio bolsa atleta continuará sendo pago para as beneficiárias que estiverem gestantes.
No modelo atual, durante os meses de gravidez, como as mulheres atletas param de competir – e, por consequência, param de trazer vitórias para o país – o benefício era interrompido.
Nesse novo modelo, de acordo com a nova regra, as atletas seguirão recebendo o benefício durante os meses de gestação. A ministra já havia mencionado essa mudança anteriormente, mas foi apenas nessa emblemática quarta-feira, no dia 8 de março, que a divulgação oficial foi feita.
Esse novo regulamento visa proteger as mulheres durante essa fase tão importante. A medida foi pensada para que as mulheres não precisem se preocupar em obter novas fontes de renda durante a sua gravidez. Com a alteração anunciada nessa quarta-feira, o seu direito de continuar recebendo o valor do benefício ficará garantido.
Dessa forma, as atletas poderão contar com uma gestação tranquila, sem precisar se preocupar com o seu sustento durante esses meses. Além disso, poderão se dedicar exclusivamente à gravidez, uma vez que não vão precisar buscar outras fontes de renda para garantir o seu sustento, como no caso de trabalhos temporários ou até mesmo uma carreira diferente.
Muitas mulheres abandonam a sua carreira no esporte quando se tornam mães. Justamente por isso, o pagamento desse benefício durante a gestação se faz tão importante. Da mesma maneira, ele também fornece um suporte adequado para a independência dessa mulher, e para o seu retorno seguro e confortável às práticas esportivas.
O que é o bolsa atleta?
O bolsa atleta é um benefício criado em 2005, para auxiliar pessoas cujo ofício principal tem relação com atividades esportivas. O público-alvo apto para receber o benefício são os atletas de alto rendimento que possuem bons resultados em competições nacionais e internacionais dentro da sua modalidade esportiva.
Por esse motivo, o programa serve para garantir condições mínimas de sustento aos atletas, para que eles se dediquem com exclusividade o treinamento e a competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas. Dessa forma, eles podem tratar o esporte como sua função principal, sem se preocupar com outros empregos como uma forma de se sustentar.
Por que é importante incentivar mulher atletas durante a gestação?
Atletas mulheres que engravidam, passam a perder o recebimento do valor do bolsa atleta, nas condições vigentes do benefício. Isso acontece pelo fato de que, afastada das competições, elas deixam de somar pontos e conquistar medalhas.
Nem só no esporte isso acontece. Infelizmente, sabemos como é comum que mulheres gestantes sejam afastadas do mercado de trabalho. Além disso, ainda é comum que muitas enfrentem dificuldades de se recolocar em sua posição profissional quando voltam da licença maternidade.
Dessa forma, se faz muito importante rever os pensamentos acerca dessa situação. Apoiar mulher mães, lactantes e gestantes é fundamental para a nossa sociedade. Assim, a continuidade do recebimento do bolsa atleta prevê um auxilio para a mulher nessa fase tão delicada.
Além disso, é muito importante para que essa mulher conquiste apoio e consiga retomar suas atividades esportivas assim que estiver apta. Mulheres que são mães merecem o mesmo incentivo e reconhecimento na hora de retomar sua vida profissional, e seguir avançando em suas carreiras.
Dessa forma, o pagamento do bolsa atleta para mulheres gestantes é uma medida muito importante. Ela representa um grande avanço em relação às políticas feitas para mulheres.
Como se inscrever para receber o Bolsa Atleta?
Se você está curioso(a) e se é um(a) atleta em busca de apoio, precisa entender como se candidatar para receber esse benefício do governo. As inscrições são feitas por meio de um edital, liberado pelo governo.
Em primeiro lugar, você deve ficar atento à liberação desse edital. Com a liberação do mesmo, você deve ler tudo com atenção e a seguir, fazer o preenchimento de um formulário online. Depois, deve realizar o envio dos documentos solicitados. Acesse mais informações clicando aqui.
Depois disso, sua solicitação entrará para análise. A seguir, após a libração da lista de contemplado, se você for um(a) dos atletas autorizados a receber o benefício, deve enviar ao Ministério da Cidadania em até 30 dias a partir da publicação da lista um termo de adesão.
Em contrapartida, caso não tenha sido contemplado com a bolsa, você terá 10 dias para recorrer da decisão da concessão, contados da publicação do resultado no Diário Oficial da União. Entretanto, o recurso apenas será aceito se enviado via postal para o endereço descrito em edital e dentro do prazo previsto.
Todos os modelos de formulários e dos termos de adesão você pode acessar facilmente nesta página do site do Governo Federal.
Após serem aprovados(a) para o recebimento da Bolsa Atleta, os beneficiários se comprometem a fazer uma prestação de contas anual. Essa prestação de contas deve ser feita através do envio de declarações, em um prazo de até 30 dias após o recebimento da décima segunda parcela da bolsa.