A quarta-feira (10) foi marcada por uma série de memes do presidente Jair Bolsonaro e sua mudança repentina de discurso sobre a Covid 19. A população estava acostumada com medidas anti-vacinas e até mesmo o recuso pelo uso das máscaras, mas ocorreu exatamente o oposto justamente algumas horas depois dos depoimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Há aqueles que afirmam sobre o “efeito Lula” e o possível medo de perder para o petista nas eleições de 2022.
Leia mais: Fim da Lava Jato começou com a entrada de Moro no governo Bolsonaro, avalia STF
O impacto já foi enorme antes mesmo que Jair Bolsonaro começasse a falar: já fazia mais de 30 entrevistas e declarações que ele aparecia sem o uso de máscaras. Um dos perfis do Twitter mais seguidos pela esquerda, também se manifestou sobre o caso e argumentou: “Jair Bolsonaro apareceu de máscara hoje. O EFEITO LULA É REAL”.
Jair Bolsonaro apareceu de máscara hoje. O EFEITO LULA É REAL 🗣🗣🗣🗣🗣🗣 pic.twitter.com/5pUMXU8qBo
— Luciano Carvalho (@lucianocarvaIho) March 10, 2021
Contra a maré do que os seguidores estão acostumados, o ato foi relacionado até mesmo com Biden dos Estados Unidos. Como se o reconhecimento do uso das máscaras fosse o primeiro passo para a adoção de políticas ambientais mais rígidas. Ambos os presidentes se alfinetam sobre as ações que são realizadas na Amazônia.
Após discurso de Lula, Bolsonaro usa máscara, defende vacina, liga para Biden e abraça uma árvore pic.twitter.com/GXICekFkXc
— Sensacionalista (@sensacionalista) March 10, 2021
Eduardo Bolsonaro não mudou a atitude
Enquanto isso, Eduardo Bolsonaro gravou um vídeo para as redes sociais para abordar um pouco mais sobre a comitiva que foi para Israel. De acordo com ele, a imprensa é “mequetrefe” e deveria enfiar as máscaras no “rabo”. O vídeo está sendo divulgado em redes sociais como Facebook, Twitter e até mesmo Whatsapp.
A declaração foi realizada justamente após explicar como funcionaria o spray milagroso para a cura da Covid 19. Ele ainda está em fase de testes no oriente. Vale ressaltar que a doença vem batendo recordes médios diários nos últimos sete dias e, nesta semana, chegou aos seus 1972 óbitos em 24h.
Leia mais: ‘Enfia no rabo’, diz Eduardo Bolsonaro sobre uso de máscara contra Covid