Para o vice-presidente Hamilton Mourão, o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (Sem Partido), é o “responsável por tudo o que aconteça ou deixe de acontecer” no Brasil. A fala do político foi um comentário por conta da terceira troca e quarto nome no comando do Ministério da Saúde desde o início da pandemia da Covid-19 no país.
A afirmação de Mourão aconteceu no final da tarde desta terça-feira (16). Na ocasião, ele comentou sobre a escolha do cardiologista Marcelo Queiroga para substituir o general Eduardo Pazuello à frente do Ministério da Saúde.
Entenda: Marcelo Queiroga é o novo Ministro da Saúde
Bolsonaro decidiu trocar de Ministro na segunda-feira (15), no momento mais crítico da pandemia, com mais de 282 mil mortes, escassez de vacina e falta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em hospitais.
“A função do ministro quem define, é o decisor, é o presidente da República. O ministro é um executor das decisões do presidente da República. Até por isso, então, o presidente é o responsável por tudo o que aconteça ou deixe de acontecer. Essa é a realidade”, relatou Mourão.
Novo ministro assume que ministério executa a política do governo
A transição entre Eduardo Pazuello, antigo chefe do Ministério da Saúde e Marcelo Queiroga começou na terça. Em sua primeira declaração, ele deu uma declaração que vai ao encontro do que disse Mourão. Segundo Marcelo Queiroga, “o ministro da Saúde executa a política do governo”.
“O governo está trabalhando. As políticas públicas estão sendo colocadas em prática. O ministro Pazuello anunciou todo o cronograma da vacinação. A política é do governo Bolsonaro. A política não é do ministro da Saúde.”, disse ele.
Para o novo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que responde a um processo por omissão durante a pandemia da Covid-19 no Supremo Tribunal Federal (STF), “tem trabalhado arduamente para melhorar as condições sanitárias do Brasil e eu fui convocado pelo presidente Bolsonaro para dar continuidade a esse trabalho”.
Leia também: Veja quem é Marcelo Queiroga, o novo Ministro da Saúde