O Vice-Presidente, Hamilton Mourão defendeu nesta sexta-feira (12) o Presidente Jair Bolsonaro. De acordo com ele, a questão do Auxílio Emergencial acabaria sendo ruim para ele de todo jeito. Na visão dele, Bolsonaro vai receber críticas independente do que faça.
“O presidente é obrigado a decidir alguma forma de auxiliar esse gente. Vamos lembrar, né? Se ele disser que não vai auxiliar, ele vai tomar pau. Se ele diz que vai auxiliar, ele vai tomar pau também. Então, é uma situação difícil e julgo que ele vai buscar a melhor solução”, disse ele.
O presidente Jair Bolsonaro vem recebendo muitas críticas de vários setores da sociedade civil pela recriação do Auxílio. Isso porque dezenas de milhões de pessoas estão sem nenhum tipo de renda neste exato momento.
Por outro lado, ao dizer que vai recriar o auxílio, Bolsonaro pode levantar a ira de alguns setores específicos da sociedade. O mercado, por exemplo, não costuma gostar nada dessa ideia de trazer mais gastos para o Governo.
Seja como for, a decisão interna de momento é pela recriação do Auxílio. Depois de algumas semanas negando a possibilidade, o Governo voltou atrás. A ideia agora é criar um auxílio novo que apenas se pareça com o de 2020.
Mourão e Bolsonaro
De acordo com informações da imprensa, a ideia do Governo Federal é criar um auxílio no valor de R$250. Seriam portanto algo em torno de três ou quatro parcelas. Além disso, o projeto também teria mudanças na quantidade de pessoas que atenderia.
Segundo projeções do próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes, o objetivo é pagar esse novo benefício para cerca de 32 milhões de pessoas. Isso é cerca da metade de todas as pessoas que receberam o Auxílio Emergencial durante todo o ano de 2020.