Centenas de motoristas de app fizeram uma manifestação na tarde deste domingo (28), em Fortaleza. Eles pediam mudanças nos valores das tarifas das empresas. Eles também pediram por mais segurança no trabalho.
De acordo com as informações da Associação de Motoristas de Aplicativos do Ceará (Amace), cerca de 400 pessoas participaram da movimentação. O protesto aconteceu no bairro de Aldeota na capital cearense. Nenhum veículo conseguiu passar pelo local.
Os trabalhadores que estavam no protesto pediram um reajuste no preço do quilômetro rodado. De acordo com eles, o último reajuste aconteceu em 2016, e ainda assim foi um reajuste que baixou o valor para os motoristas.
Além disso, esses motoristas pediram o fim da tarifa de zona reduzida. De acordo com eles, essa é uma das coisas que faz com que eles acabem ganhando menos. Quem estava no local, aproveitou também para protestar contra a violência que eles sofrem no trabalho.
A Amace disse ainda que colheu centenas de assinaturas desses trabalhadores. Eles afirmaram que essas assinaturas estarão em um documento que irá para o Ministério Público (MP). A ideia é portanto fazer com que o MP pressione as empresas de app.
Motoristas de app
A Uber e a 99Pop foram os principais alvos dos protestos em questão. Isso porque a grande maioria dos manifestantes trabalham para essas duas empresas. Seja como for, nenhuma das duas se pronunciou sobre esse protesto até aqui.
Em todo o mundo, há um longo debate sobre a função do trabalho dessas empresas de app. Há quem defenda que o estado precisa exigir que essas empresas paguem os direitos trabalhistas. Há quem diga que essas empresas não precisariam fazer isso.
E você? Está de qual lado?