O Brasil vem registrando um aumento no número de mortes violentas sem explicação. Essas são aquelas mortes onde não sabe se foi um assassinato, um suicídio ou um acidente. O aumento foi de 70% nos últimos dois anos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registrou 9,8 mil mortes desse tipo em 2017. Agora em 2019 esse número saltou para 16,6 mil. É portanto um salto de 70%. Os números de 2019 são os maiores da série histórica deste país.
E não estamos falando de um problema pequeno. Em alguns estados, o número de mortes violentas sem explicação é maior do que o número de assassinatos. São os casos, por exemplo, de São Paulo e do Rio de Janeiro.
De acordo com os dados do Ministério, em São Paulo a cada 10 assassinatos, o estado registrou também outras 12 mortes violentas sem explicação. O mesmo vale para o Rio de Janeiro, que registra 13 mortes deste tipo para cada 10 assassinatos.
É portanto uma realidade neste país. Não se sabe, no entanto, se isso significa um aumento da violência, ou uma queda na capacidade da Polícia de identificar crimes. Como se sabe, muitos casos no Brasil acabam ficando sem solução.
Mortes no Brasil
Nas últimas eleições presidenciais do Brasil a segurança pública foi um dos temas mais recorrentes. O Presidente Jair Bolsonaro, aliás, prometeu reduzir os índices de criminalidade planejando ações mais fortes contra criminosos.
Os dados, no entanto, mostram que dois anos após a sua eleição a situação não melhorou muito. Em alguns pontos, tivemos reduções tímidas nos números da violência. Em outros casos, como este deste artigo, a situação piorou.